06/07/2017

Férias: Museu das Invenções exibe de máscara para jogar on-line sem incomodar vizinhos a barco que pode ser carregado de bicicleta

Conhecido como Inventolândia, espaço concentra mais de 400 protótipos desenvolvidos com apoio da Associação Nacional dos Inventores

0
(0)

Inventolândia

Em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, um prédio discreto esconde um mundo de maravilhas. É o Museu das Invenções (www.museudasinvencoes.com.br), que tem acervo com mais de 400 protótipos criados por brasileiros. Único do tipo na América Latina, é um roteiro divertido para pais e filhos somarem às quatro mil crianças que o local recebe por mês.

Conhecido como Inventolândia, o Museu foi criado em 1992 para apresentar ao público toda a produção ligada à Associação Nacional dos Inventores (ANI). "Foi uma maneira que encontramos de desmistificar o mundo das invenções, aproximá-lo das pessoas e provar que o Brasil tem ótimos inventores", conta Carlos Mazzei, presidente da ANI.

No acervo, estão diversos dispositivos com funções variadas – algumas de aplicação prática e outras mais na linha da curiosidade. Além disso, o Museu conta com uma coleção de réplicas de inventos de Kenji Kawakami, uma espécie de “professor pardal” japonês com criatividade de sobra.

Para dar um gostinho do que é possível ver na Inventolândia, Carlos destaca três invenções incorporadas ao Museu nos últimos meses:

Uma solução criativa para um problema familiar universal é a Máscara Microfone, criada pela psicóloga Anaclaudia Zani Ramos para que seu filho pudesse gritar à vontade enquanto joga na internet sem incomodar o resto da casa. Para isso, a Máscara tem, além do microfone, um abafador de ruídos e um respirador.

Sabe aquelas viagens intermináveis de carro, interrompidas de quinze em quinze minutos por um “Mamãe, estamos chegando?”. O Z-NAP Travel é um suporte de cabeça desenvolvido para permitir um sono seguro e confortável nessas situações. Ele é afixado ao banco e tem fones de ouvido e tapa-olhos para facilitar o descanso. No modelo para as crianças, uma faixa evita que o corpo fique solto, há orelhinhas coloridas e até um visor 3D.

Já o Barco Zero Pé é um barco de fibra de vidro e motor embutido que parece de brinquedo. Criado por Fernando Rodrigues de Mendonça e Raul Garcia, o Zero Pé surgiu para suprir a demanda por uma embarcação barata, leve e fácil de transportar. Dá até para carregar de bicicleta!

Fábrica de invenções

Fundada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores surgiu para fomentar o mercado de desenvolvimento de novos produtos no Brasil e viabilizar parcerias com a indústria. De lá para cá, são mais de 10 mil inventores associados e 20 mil patentes registradas. Para Carlos, ter o Museu no mesmo prédio que a ANI é uma maneira de mostrar que a proposta é concreta.

"O Museu legitimiza nosso trabalho. Eu recebo na minha sala representantes da indústria e é só abrir a porta para mostrar na prática qual é a nossa proposta", explica ele. "Nossa ideia é trabalhar no atacado. Se um investidor de qualquer setor chegar aqui eu tenho 25 projetos interessantes para apresentar, relacionados desde à saúde e mobilidade até utilidade doméstica, e por aí vai".

Serviço

Museu das Invenções (www.museudasinvencoes.com.br).

Rua Doutor Homem de Melo, 1109, Perdizes, São Paulo – SP.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Ingresso: R$ 15. Crianças com menos de cinco anos não pagam – válido apenas para grupos com quatro pessoas ou menos.

Aceita cartões de crédito e débito, possui wi-fi e ar condicionado. Escolas e grupos com mais de 10 pessoas devem agendar a visita com antecedência.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Instituição que auxilia inventores a comercializarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana, até relativos à saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP). www.inventores.com.br. www.museudasinvencoes.com.br

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?