06/07/2017

Férias: Museu das Invenções exibe de máscara para jogar on-line sem incomodar vizinhos a barco que pode ser carregado de bicicleta

Conhecido como Inventolândia, espaço concentra mais de 400 protótipos desenvolvidos com apoio da Associação Nacional dos Inventores

Inventolândia

Em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, um prédio discreto esconde um mundo de maravilhas. É o Museu das Invenções (www.museudasinvencoes.com.br), que tem acervo com mais de 400 protótipos criados por brasileiros. Único do tipo na América Latina, é um roteiro divertido para pais e filhos somarem às quatro mil crianças que o local recebe por mês.

Conhecido como Inventolândia, o Museu foi criado em 1992 para apresentar ao público toda a produção ligada à Associação Nacional dos Inventores (ANI). "Foi uma maneira que encontramos de desmistificar o mundo das invenções, aproximá-lo das pessoas e provar que o Brasil tem ótimos inventores", conta Carlos Mazzei, presidente da ANI.

No acervo, estão diversos dispositivos com funções variadas – algumas de aplicação prática e outras mais na linha da curiosidade. Além disso, o Museu conta com uma coleção de réplicas de inventos de Kenji Kawakami, uma espécie de “professor pardal” japonês com criatividade de sobra.

Para dar um gostinho do que é possível ver na Inventolândia, Carlos destaca três invenções incorporadas ao Museu nos últimos meses:

Uma solução criativa para um problema familiar universal é a Máscara Microfone, criada pela psicóloga Anaclaudia Zani Ramos para que seu filho pudesse gritar à vontade enquanto joga na internet sem incomodar o resto da casa. Para isso, a Máscara tem, além do microfone, um abafador de ruídos e um respirador.

Sabe aquelas viagens intermináveis de carro, interrompidas de quinze em quinze minutos por um “Mamãe, estamos chegando?”. O Z-NAP Travel é um suporte de cabeça desenvolvido para permitir um sono seguro e confortável nessas situações. Ele é afixado ao banco e tem fones de ouvido e tapa-olhos para facilitar o descanso. No modelo para as crianças, uma faixa evita que o corpo fique solto, há orelhinhas coloridas e até um visor 3D.

Já o Barco Zero Pé é um barco de fibra de vidro e motor embutido que parece de brinquedo. Criado por Fernando Rodrigues de Mendonça e Raul Garcia, o Zero Pé surgiu para suprir a demanda por uma embarcação barata, leve e fácil de transportar. Dá até para carregar de bicicleta!

Fábrica de invenções

Fundada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores surgiu para fomentar o mercado de desenvolvimento de novos produtos no Brasil e viabilizar parcerias com a indústria. De lá para cá, são mais de 10 mil inventores associados e 20 mil patentes registradas. Para Carlos, ter o Museu no mesmo prédio que a ANI é uma maneira de mostrar que a proposta é concreta.

"O Museu legitimiza nosso trabalho. Eu recebo na minha sala representantes da indústria e é só abrir a porta para mostrar na prática qual é a nossa proposta", explica ele. "Nossa ideia é trabalhar no atacado. Se um investidor de qualquer setor chegar aqui eu tenho 25 projetos interessantes para apresentar, relacionados desde à saúde e mobilidade até utilidade doméstica, e por aí vai".

Serviço

Museu das Invenções (www.museudasinvencoes.com.br).

Rua Doutor Homem de Melo, 1109, Perdizes, São Paulo – SP.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Ingresso: R$ 15. Crianças com menos de cinco anos não pagam – válido apenas para grupos com quatro pessoas ou menos.

Aceita cartões de crédito e débito, possui wi-fi e ar condicionado. Escolas e grupos com mais de 10 pessoas devem agendar a visita com antecedência.

Sobre a Associação Nacional dos Inventores

Instituição que auxilia inventores a comercializarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana, até relativos à saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP). www.inventores.com.br. www.museudasinvencoes.com.br

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!