09/11/2016

Fibria aposenta registros manuais de produção com apontamentos feitos por smartphone

Gigante do ramo de celulose adota solução da Simova para gerar informações até duas vezes mais rápidas e precisas sobre atividades no campo

Simova

Com 646 mil hectares plantados em seis estados brasileiros, a Fibria, líder mundial no segmento de celulose, tem um gargalo para superar: registrar um grande volume de dados sobre a operação de suas máquinas e equipes no campo. Desde o começo do ano, o BoB.Agro é a solução que permite vencer esse desafio. Desenvolvido pela Simova (www.simova.com.br), a plataforma substitui o apontamento de atividades em fichas de papel por “apontamentos eletrônicos” que permitem acelerar em até duas vezes a coleta e transmissão de informações.

Integrado aos computadores de bordo do maquinário da Fibria, o BoB.Agro registra, processa e envia para os gestores todas as etapas de trabalho realizadas naquele dia – assim como os contratempos. "É uma tecnologia que substituiu 20 anos de apontamentos manuais feitos dentro da empresa", conta Oriovaldo Pinheiro, consultor de tecnologia da informação da companhia de celulose. "Esse era um processo composto por várias etapas, ou seja, muitos pontos onde poderia haver desencontro de informações, além de exigir uma estrutura robusta", diz.

Hoje, são realizados 2.200 apontamentos por dia na Fibria. "Um volume considerável de input de informações que, ao serem transmitidas de maneira mais eficiente, permitem tomadas de decisões mais rápidas, assim como análises mais precisas", explica Fabio Calegari, diretor comercial da Simova. Para ele, o BoB.Agro é um "ecossistema de tecnologias convergentes". "Aproveitamos dispositivos simples, como celulares, para criar uma convergência com o sistema de informação dos clientes, o que nos permite acelerar todo o ciclo de comunicação entre os pontos da operação e otimizá-los", diz ele.

Além do emprego no agronegócio, os softwares da Simova também são utilizados para melhoria operacional na construção civil e outros segmentos do mercado onde existam atividades “em campo”, desempenhadas por máquinas, operadores ou técnicos de manutenção, entre outros. Hoje, a Simova atua na América Latina, África e Europa. Para 2017, a expectativa é atingir crescimento de 80% no mercado de celulose.

Sobre a Simova

Empresa especializada na transformação de processos utilizando apontamento e coleta eletrônica de dados. Por meio da tecnologia embarcada em máquinas e equipamentos ou por meio do smartphone utilizado por funcionários, a Simova automatiza o processo de apontamento de atividades, o que resulta em melhoria da gestão e redução de custos operacionais, além de relatórios de trabalho mais ágeis, de fácil acesso e fidedignos. Fundada em 2004, a Simova atende, além do Brasil, empresas da Angola, Argentina, Colômbia, México e Portugal, entre outras. www.simova.com.br.

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