22/07/2015

Fidelização: Quatro dicas para manter os clientes por perto

Em tempos de crise, empresas precisam cativar os consumidores para eles não esqueceram sua marca

Com todos os indicativos econômicos indicando que os tempos difíceis continuarão no Brasil até o fim do ano, além de procurar outros nichos, os empreendedores precisam garantir a fidelidade dos clientes antigos. Entre brindes, atenção especial e programas de recompensas, as possibilidades são inúmeras.

Servgela

“Todo mundo gosta de um agrado, e os consumidores gostam de perceber que também ganham quando são fiéis a uma empresa”, conta Thiago Taglieri, diretor da Servgela Brindes (www.servgela.com.br). Abaixo, Taglieri destaca algumas dicas para assegurar que os clientes voltem.

 

1.  Interaja com o cliente em todos os canais

As redes sociais surgiram para aproximar as empresas dos clientes. Reclamações, elogios e até brincadeiras encontraram no Facebook e Twitter as plataformas ideais para ligar pessoas a marcas. É importante investir na presença nesses canais, com uma comunicação criativa e atenciosa – mesmo que o feedback seja negativo. Nesse caso, há a oportunidade de ser proativo, reverter a situação e ainda fidelizar o consumidor.

 

2.  Premie a fidelidade

Restaurantes são especialistas nisso: depois de comer dez vezes em um deles, ganha-se a 11ª refeição grátis. O aplicativo Guidu, por exemplo, é uma opção. Ao se associarem a ele, esses estabelecimentos dão aos clientes a possibilidade de acumular pontos com as compras, que depois são trocados por produtos. Essa estratégia pode ser transportada para outros segmentos.

 

3.  Escolha o brinde certo

Cerca de 45% dos consumidores preferem marcas que dão brindes, segundo pesquisa da Agência96. No entanto, esse percentual cai muito quando os presentes são itens de cozinha – neste caso, apenas 8% se interessam. “Por isso, é essencial identificar que tipo de produto pode agradar o cliente de determinada empresa”, explica Taglieri. A Servgela Brindes, por exemplo, tem uma oferta de mais de mil itens, que vão desde coolers, pen drives e squeezes até limpadores de teclado, organizadores de cabo e cadeiras de praia. “O brinde certo para o cliente certo.”

 

4. Ofereça benefícios

Para se destacar, é preciso ir além do básico. Os empreendedores devem estar atentos às necessidades dos clientes. Quando se trabalha com produtos grandes, entregas e retiradas programadas oferecem comodidade ao consumidor. Esse serviço pode até mesmo ser disponibilizado como cortesia ao cliente assíduo. Outra ideia de sucesso garantido é ter uma área de recreação para crianças enquanto os pais realizam a compra.

 

Sobre a Servgela

Empresa especializada na produção de brindes, com uma oferta superior a mil produtos, que vão de coolers, pen drives e squeezes até limpadores de teclado, organizadores de cabo e cadeiras de praia. Há 17 anos no mercado, a Servgela atende a demandas variadas, que incluem brindes empresariais, campanhas promocionais e itens criados para distribuição em festas e eventos. www.servgela.com.br. Tel.: (11) 3933-2530.

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