22/07/2015

Fidelização: Quatro dicas para manter os clientes por perto

Em tempos de crise, empresas precisam cativar os consumidores para eles não esqueceram sua marca

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Com todos os indicativos econômicos indicando que os tempos difíceis continuarão no Brasil até o fim do ano, além de procurar outros nichos, os empreendedores precisam garantir a fidelidade dos clientes antigos. Entre brindes, atenção especial e programas de recompensas, as possibilidades são inúmeras.

Servgela

“Todo mundo gosta de um agrado, e os consumidores gostam de perceber que também ganham quando são fiéis a uma empresa”, conta Thiago Taglieri, diretor da Servgela Brindes (www.servgela.com.br). Abaixo, Taglieri destaca algumas dicas para assegurar que os clientes voltem.

 

1.  Interaja com o cliente em todos os canais

As redes sociais surgiram para aproximar as empresas dos clientes. Reclamações, elogios e até brincadeiras encontraram no Facebook e Twitter as plataformas ideais para ligar pessoas a marcas. É importante investir na presença nesses canais, com uma comunicação criativa e atenciosa – mesmo que o feedback seja negativo. Nesse caso, há a oportunidade de ser proativo, reverter a situação e ainda fidelizar o consumidor.

 

2.  Premie a fidelidade

Restaurantes são especialistas nisso: depois de comer dez vezes em um deles, ganha-se a 11ª refeição grátis. O aplicativo Guidu, por exemplo, é uma opção. Ao se associarem a ele, esses estabelecimentos dão aos clientes a possibilidade de acumular pontos com as compras, que depois são trocados por produtos. Essa estratégia pode ser transportada para outros segmentos.

 

3.  Escolha o brinde certo

Cerca de 45% dos consumidores preferem marcas que dão brindes, segundo pesquisa da Agência96. No entanto, esse percentual cai muito quando os presentes são itens de cozinha – neste caso, apenas 8% se interessam. “Por isso, é essencial identificar que tipo de produto pode agradar o cliente de determinada empresa”, explica Taglieri. A Servgela Brindes, por exemplo, tem uma oferta de mais de mil itens, que vão desde coolers, pen drives e squeezes até limpadores de teclado, organizadores de cabo e cadeiras de praia. “O brinde certo para o cliente certo.”

 

4. Ofereça benefícios

Para se destacar, é preciso ir além do básico. Os empreendedores devem estar atentos às necessidades dos clientes. Quando se trabalha com produtos grandes, entregas e retiradas programadas oferecem comodidade ao consumidor. Esse serviço pode até mesmo ser disponibilizado como cortesia ao cliente assíduo. Outra ideia de sucesso garantido é ter uma área de recreação para crianças enquanto os pais realizam a compra.

 

Sobre a Servgela

Empresa especializada na produção de brindes, com uma oferta superior a mil produtos, que vão de coolers, pen drives e squeezes até limpadores de teclado, organizadores de cabo e cadeiras de praia. Há 17 anos no mercado, a Servgela atende a demandas variadas, que incluem brindes empresariais, campanhas promocionais e itens criados para distribuição em festas e eventos. www.servgela.com.br. Tel.: (11) 3933-2530.

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