11/08/2015

Fortaleza: Edifício BS Design inicia obras antes do previsto

Empreendimento corporativo em Aldeota é pioneiro no conceito de alto luxo associado à tecnologia de ponta

Antes mesmo de completar um ano de lançamento, quando costumeiramente os empreendimentos começam suas obras, o edifício BS Design Corporate Towers (http://bsdesign.com.br), da BSPAR Incorporações, inicia a sua construção. Com 80% dos apartamentos vendidos, o prédio – localizado no bairro de Aldeota – é o primeiro empreendimento da capital cearense a possuir conceito A+, que reúne o mais alto nível de tecnologia, segurança e conforto. O edifício é uma idealização de Beto Studart e conta com o traço arquitetônico inovador de Daniel Arruda. Ao todo, o empreendimento vai gerar 600 empregos diretos e outros 1.800 indiretos até a sua entrega, em 2019.

 

BS Design

 

O BS Design terá duas torres e 21 pavimentos, onde serão distribuídas 708 salas comerciais e 18 lajes corporativas, com áreas que variam de 22 m² a 326 m². Com a fachada inspirada em uma vela de jangada, halls sociais ambientados com móveis assinados por grandes designers, espelhos d’água e sky walk, o empreendimento promete quebrar paradigmas no mercado imobiliário por conta da sua inovação em design arquitetônico.

 

Planejamento

O planejamento de execução das obras do BS Design foi pensado com mais de 20 meses de antecedência, visto que o local da obra tem trânsito intenso e está próximo a um hospital. Por essa razão, todas as etapas envolveram diversos especialistas em movimentação e transporte de terra, planejamento de obra de grande porte, além da utilização de recursos como o BIM (Buiding Information Model), processo que viabiliza a tomada de decisões nas etapas iniciais do projeto, avaliando as melhores alternativas, bem como o uso de maquetes eletrônicas.

 

Impactos

Uma das prioridades do BS Design é mitigar os impactos no entorno do empreendimento. Com relação à mobilidade urbana, todo o trânsito de caminhões será feito à noite, no período das 20h às 5h, tanto para entrada como saída de materiais. Além disso, o acesso desses veículos (manobras e estacionamento) ocorrerá dentro do terreno, controlando o horário de tráfego e não causando impacto no trânsito local. Outro cuidado é com relação ao barulho. O transporte de terra será feito apenas por veículos credenciados pela Emlurb (vistoriados pelo Inmetro), que retiram todos os sinais sonoros, minimizando o barulho. Ainda nesse sentido, outra ação é a realização periódica de medições de ruídos sonoros, garantindo que o trabalho seja feito com ruídos dentro dos índices de tolerância permitidos.

 

Aspectos ambientais

A preocupação com o meio ambiente existe desde os primeiros rascunhos do projeto, tanto que, hoje, o empreendimento é pré-certificado com o selo Leed, que orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil. Nessa primeira etapa, algumas ações estão sendo executadas: há lava-rodas para evitar que os caminhões transfiram resíduos da obra para as vias públicas, também um lava-bicas, para evitar que os caminhões betoneiras sujem as vias com restos de concreto, além de umidificação das vias de circulação dentro do canteiro, a fim de conter a poeira, proteção dos taludes, etc.

 

Método construtivo

O empreendimento foi planejado utilizando o Building Information Model (BIM), metodologia inovadora que simula todo o processo de construção, possibilitando a compatibilização de todos os projetos. Nessa primeira fase, de escavações, a obra está utilizando escavadeira hidráulica de 36 toneladas. Em um segundo momento será utilizada a de 50 toneladas. Para se ter ideia, o modelo comumente utilizado para obras do porte do BS Design é a de 20 toneladas, o que quer dizer que o trabalho de escavações será feito em um período muito mais curto.

 

O sistema de contenções periféricas é um dos mais modernos do Brasil; foi utilizado nos principais prédios comerciais do país (Torre Matarazzo, São Paulo Corporate Towers, Pátio Malzoni, Birmann 32, Parque da cidade – Office, todos em São Paulo). A alta performance estrutural e arquitetônica permite deixar consolidado o desenho dos subsolos, que consiste em painéis de concreto com 3,20 m de comprimento, 50 cm de espessura e 20 m de profundidade. Elas serão executadas com auxílio de três guindastes de 80 toneladas.

 

Diferenciais do empreendimento

As áreas comuns do empreendimento contarão com automatização de iluminação e lâmpadas e luminárias de baixo consumo e alto rendimento, garantindo maior eficiência energética. Já os elevadores são de altíssima performance, com sistema de antecipação de chamada e de geração de energia regenerativa, reduzindo o consumo de energia próprio. Serão 25 elevadores no total, sendo 18 sociais e climatizados, com velocidade de 180 metros por minuto.

 

O empreendimento contará ainda com sistema de extração de fumaça em todos os pavimentos. Dois Porte cochères com acesso para dois veículos em paralelo facilitarão o embarque e desembarque, buscando evitar congestionamento das vias do entorno. Serão disponibilizadas 1527 vagas de tamanho diferenciado nos cinco subsolos de estacionamento e um heliponto com sala VIP ambientada. Haverá também um skylounge – área privativa na cobertura para descanso e uso dos salistas.

 

Sobre a BSPAR Incorporações

Empresa que atua na área de construção civil em Fortaleza (CE) e Natal (RN). A BSPAR investe em alto padrão de qualidade e design inovador e arrojado. Em 2014, a construtora lançou o BS Design Corporate Towers, primeiro imóvel comercial A+ de Fortaleza, iniciando a sua construção em julho de 2015. Também ano passado, uma das novidades foi o Antônio Martins Condomínio, já em fase de obras. A empresa foi criada em 2008 pelo empresário Beto Studart. www.bspar.com.br. Telefone: (85) 3924-6100.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!