22/01/2019

Franquia: Red Balloon aposta em gameficação do ensino para público jovem

Com 50 anos de tradição, escola de idiomas nascida de aulas particulares conta com 140 unidades pelo Brasil

Red Balloon

Pré-requisito para o mercado de trabalho e para a vida, o estudo da língua inglesa ganhou ainda mais força com os avanços tecnológicos da última década, permitindo que cada vez mais pessoas tivessem acesso ao idioma por meio de aplicativos e plataformas on-line. Nos anos 1960, a história era diferente e poucas pessoas detinham esse tipo de conhecimento. Uma delas era a professora Raquel Lam, que, motivada pelo desejo de ensinar e atenta à importância que a língua viria a ter, começou dar aulas particulares em sua residência na capital paulista. A didática e a metodologia deram certo e foram a base para a fundação da primeira unidade da Red Balloon (www.franquiaredballoon.com.br), em 1969, no Pacaembu.

Cinquenta anos depois, o compromisso da escola que conquistou as famílias brasileiras permanece firme: ensinar inglês para jovens de 3 a 17 anos, com metodologias específicas para cada faixa etária. Em 2001, o filho de Raquel, Michel Lam, decidiu que era o momento de expandir os horizontes e deu início aofranchising. Em 17 anos, a rede conquistou as cinco regiões brasileiras e pulou de seis para 140 unidades.

O material didático próprio é desenvolvido de acordo com um método de ensino que privilegia a criatividade, a diversão e a motivação. As turmas têm até 13 pessoas, para não defasar o aprendizado e permitir que cada um receba atenção e suporte de acordo com sua necessidade. Os estudantes também contam com uma carga horária semanal de, no mínimo, quatro horas. “Dessa forma, eles têm o tempo adequado para praticar o idioma de maneira satisfatória e desenvolver a fluência”, ressalta Lucia Dini, CEO da Red Balloon.

A plataforma Digiworld é outra ferramenta presente no dia a dia das crianças e adolescentes, “gameficando” os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Por meio do jogo, eles criam avatares e seus lares, interagem com os colegas e se divertem aprendendo. São três mundos exclusivos para alunos: do estágio K1 ao Junior, do J1 ao T2 e do T3 ao T6, com conteúdo selecionado de acordo com a faixa etária.

A eficácia do método é comprovada pelo índice de satisfação entre os clientes: “contamos com um NPS metodologia de avaliação de aproximadamente 80%, o que nos classifica como uma empresa na zona de excelência e implica um alto índice anual de retenção”, diz a CEO, ao citar a pesquisa de lealdade dos consumidores. Além disso, o sucesso da Red Balloon também se dá pelas indicações recorrentes entre pais e responsáveis. De acordo com um levantamento realizado pelo negócio, quase 60% das famílias conheceram a escola por meio do boca a boca.

 

Franqueados empreendedores   

Em mais de 15 anos de franchising e diante de sucessivas crises políticas e econômicas, a empresa teve apenas uma de suas 140 unidades fechada. “Isso demonstra o potencial da rede para quem está em busca de uma boa oportunidade de negócio. Para se ter ideia, cada aluno fica conosco, em média, oito anos”, comenta Dini.

 

Para garantir o padrão de qualidade, a franqueadora busca pessoas de fato dispostas a se engajarem no projeto. “Queremos atrair empreendedores que não só invistam, mas mergulhem de cabeça no negócio e estejam presentes no dia a dia da escola”, afirma.

Entre os benefícios oferecidos aos franqueados estão todos os treinamentos necessários para gerir uma unidade – metodologia, pedagogia, recursos tecnológicos – e o suporte operacional. Atualmente, a Red Balloon conta com 140 unidades, sendo 12 próprias e 128 franqueadas, presentes em todas as regiões brasileiras. A rede tem dois modelos de franquia: escola de rua ou In School, isto é, dentro dos próprios colégios. O investimento inicial parte de R$ 550 mil, com retorno em até 60 meses.

Sobre a Red Balloon

Rede de franquias de escolas de inglês fundada pelo casal Raquel e Moisés Lam em 1969. O negócio, que iniciou o franchising em 2001, faz parte do grupo SOMOS Educação e conta com 140 unidades espalhadas pelas cinco regiões brasileiras. A metodologia da Red Balloon é fundamentada pela diversão, com foco em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. www.franquiaredballoon.com.br.

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