05/02/2019

GPA usa software para padronizar cartazes e otimizar produção

Só na Black Friday, solução da Pricefy foi utilizada para criar 200 mil peças de comunicação nos cerca de 750 PDVs de lojas Extra e Pão de Açúcar

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Pricefy

Um dos maiores grupos varejistas do país, o GPA (controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, dentre outras) optou por padronizar os cartazes internos de promoção e informações aos clientes no início de 2018 e, assim, ganhar também volume de peças criadas. Para isso, recorreu à Pricefy (www.pricefy.com.br), startup especializada em comunicação nos pontos de venda.

O software da Pricefy é integrado aos sistemas do grupo e permite criar cartazes de promoções a partir de templates predefinidos – um modelo que aumenta a produtividade das lojas, fornece indicadores para as áreas envolvidas e reduz custos ao longo do processo de comunicação de preços e ofertas. Antes, cada um dos cerca de 750 PDVs contava com um único cartazista responsável por todos os anúncios feitos na unidade. Para efeito de comparação, a plataforma tem hoje sete mil usuários dentro da empresa.

“Nós tínhamos duas necessidades. A primeira era padronizar os cartazes. Por mais que tivéssemos diretrizes, a peça final ficava por conta do cartazista e podia variar de loja para loja”, explica George Bratti, gerente de excelência operacional do GPA.

O segundo motivo era aumentar a produtividade de anúncios das ofertas. Com apenas uma pessoa por PDV com essa responsabilidade, na prática havia um limite de quantas sinalizações poderiam ser feitas num único dia. Como o Pricefy permite que qualquer funcionário crie um cartaz rapidamente, esse problema foi superado. Na Black Friday, por exemplo, o software foi utilizado para criar 200 mil cartazes com produtos em promoção. Além da melhora na produção, George conta que houve uma redução na divergência de preços – quando o valor anunciado difere do anotado no sistema -, assim como em erros de português.

A implementação da plataforma começou em fevereiro de 2018 e o rollout final aconteceu seis meses depois, para todas as lojas das redes Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra. Para Alex Terra, cofundador e diretor de tecnologia da Pricefy, o projeto validou a robustez da solução e consolidou a plataforma no mercado. “Nos impressionou o volume de cartazes gerados e de usuários que teriam acesso ao sistema diariamente. Mesmo assim, conseguimos fazer uma transição rápida e sem qualquer sobressalto”, conta.

Com um ano de parceria, George afirma que o grupo está satisfeito. “Um fator-chave para o sucesso foi a receptividade dentro das lojas. Tivemos uma ótima adesão dos gestores, que encontram uma ferramenta eficiente para melhorar a comunicação das ofertas e aumentar a satisfação dos clientes”.

Sobre a Pricefy

Startup brasileira de gerenciamento da comunicação de preços e ofertas no ponto de venda. A plataforma digital automatiza esse processo e garante a padronização, redução de erros e de custos, além de fornecer dados que melhoram a gestão de precificação do PDV, ajudando o varejista a vender mais. Dentre seus clientes destacam-se GPA, Carrefour, Walmart, Cencosud, Makro e Leroy Merlin. www.pricefy.com.br.

 

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