18/02/2019

Home office: Ferramenta calcula produtividade de colaboradores remotos

Pensando em tornar o home office ainda mais eficiente, o ProdutivoApp (www.produtivoapp.com.br) permite que companhias possam viabilizá-lo sem medo e garante que funcionários atestem o cumprimento de sua jornada de trabalho e das horas extras

5
(1)
, Home office: Ferramenta calcula produtividade de colaboradores remotos, Assessoria de Imprensa - Press Works

O trabalho remoto está presente em cerca de 66% das empresas brasileiras, de acordo com um levantamento realizado pela SAP Consultoria RH em 2018. A modalidade nada mais é do que um estímulo aos colaboradores, poupando-os de recorrentes desgastes, como perda de tempo no trânsito e gastos com refeições fora de casa. Pensando em tornar o home office ainda mais eficiente, o ProdutivoApp (www.produtivoapp.com.br) permite que companhias possam viabilizá-lo sem medo e garante que funcionários atestem o cumprimento de sua jornada de trabalho e das horas extras.

O home office não é uma iniciativa reservada a empresas com modelos de negócio enxutos, como é o caso de muitas startups e PMEs. Companhias grandes e já consolidadas no mercado também podem aderir à tendência, principalmente diante da segurança oferecida por softwares que oferecem uma visão detalhada do trabalho desempenhado por seus colaboradores fora do escritório. Estes, por sua vez, passam a contar com horários flexíveis, aumento na qualidade de vida e, consequentemente, mais motivação para desempenharem suas funções.

O sistema calcula o tempo gasto em cada aplicação ativa no desktop, sejam elas programas do Office, janelas de navegadores ou outros utilitários. Por meio desses números, a plataforma gera um índice de produtividade.

Um levantamento realizado pelo ProdutivoApp, com base no dia a dia de mais de 20 mil funcionários, constatou que eles gastam cerca de uma hora em atividades não relacionadas à sua função. É natural que, física ou virtualmente presentes, os profissionais façam pausas para dar uma palavrinha com alguém no WhatsApp ou resolver algum problema pessoal rapidamente e, por isso, a informação captada de colaboradores remotos não deve ser levada a ferro e fogo.

É necessário levar em consideração outros elementos, além das informações levantadas pelo aplicativo. A rotina desses indivíduos também deve ser avaliada dentro de um intervalo de tempo predefinido, assim como a dos funcionários presentes no escritório.

“O trabalhador remoto tem hora de entrada e saída. Operar de casa ou até mesmo de outras cidades, estados ou países não significa que a pessoa está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana”, ressalta Rafael Nunes, um dos sócios da empresa. Para que líderes e colegas tenham ciência desses horários e saibam quando podem encaminhar demandas ou agendar reuniões, por exemplo, uma solução simples e eficaz é criar uma planilha. Dessa forma, a agenda de todos estará em consonância.

“Nosso software é instalado, majoritariamente, em computadores comerciais e com total conhecimento do funcionário. Além disso, não se trata de uma aplicação invasiva, uma vez que não realiza a gravação do desktop ou screenshots, por exemplo”, menciona o sócio. Com a popularização do home office, a busca pela plataforma cresceu 70% em 2018 e deve aumentar 100% este ano.

Sobre o ProdutivoApp

Programa para análise da eficiência de funcionários que trabalham com computador. Todas as atividades executadas são classificadas por ordem de produtividade, para analisar o desempenho dos empregados com base nos sites e programas que utilizam. Com essas informações, é possível melhorar a eficiência da empresa em até 25%. Lançado em 2011 pela empresa SNF. www.produtivoapp.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?