29/03/2016

Imóveis: Perícia evita dor de cabeça na hora de vender

Avaliação especializada determina valor correto de casas, terrenos e fazendas

0
(0)

No mercado imobiliário há negócios que, à primeira vista, parecem uma ótima oportunidade, mas com o tempo se revelam um remake do filme "Um Dia a Casa Cai". Para evitar armadilhas assim, é indicada uma avaliação extensa e especializada no imóvel, como explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (www.neropericias.com.br), empresa de perícia e avaliação de imóveis, que precisa o valor correto de casas, apartamentos, fábricas, terrenos e fazendas.

Nero Perícias

Ao contrário da avaliação imobiliária tradicional, que consiste numa estimativa com base no tamanho do imóvel e do preço do metro quadrado na região, o perito avaliador segue diretrizes da ABNT, dispostas na NBR 14.653. "Nos baseamos em dezenas de variáveis para descobrir quanto, realmente, vale o bem em questão", explica Correia. "Isso inclui, sim, região e tamanho, mas vai além e engloba questões legais, perfil da propriedade em relação à vizinhança, investigação de possíveis depreciações futuras, entre outros", esclarece.

Nesse último caso, ele cita o exemplo de um apartamento em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que fica na rota de um viaduto a ser construído nos próximos anos. "Hoje vale 250 mil, digamos, mas quando a obra ficar pronta e os carros passarem ao lado da janela do segundo andar, vai cair para 150 mil. É preciso levar isso em conta na hora da compra", afirma o perito, que é também corretor de imóveis.

À frente da Nero Perícias há dois anos, Evandro se especializou em um campo onde a perícia imobiliária é indispensável: litígios judiciais e extrajudiciais e empréstimos bancários. Em qualquer disputa nos tribunais (desapropriação de terrenos e indenizações pelo governo, partilha de herança, execução fiscal, etc.) que envolva imóveis, a justiça determina um perito para avaliar o valor dos ativos. Nestes casos, a empresa, por meio do perito avaliador, atua como um assistente técnico, oferecendo um contraponto à determinação oficial. "O mesmo ocorre em casos onde as partes preferem fazer um acordo fora da corte, quando nos contratam para dar um laudo", conta.

Além disso, quando grandes empresas precisam fazer empréstimos volumosos, é comum oferecerem plantas, indústrias, fazendas e outros imóveis como garantia. "Nessas situações, avaliamos o ativo e garantimos à instituição financeira a liquidez do valor declarado", diz Correia.

Atuando principalmente em São Paulo e Minas Gerais, o especialista da Nero Perícias vê um bom ano pela frente: "Durante a crise surgem diversas massas falidas que precisam ser avaliadas antes de vendidas. E é esse o nosso trabalho".

 

Sobre a Nero Perícias

Empresa especializada em perícias e avaliação de imóveis. Criada há dois anos, a Nero Perícias oferece uma análise profunda e especializada de apartamentos, casas, terrenos, indústrias, fábricas e fazendas para determinar o valor preciso de cada imóvel. A empresa atua principalmente com pessoas jurídicas em litígios judiciais e na validação de empréstimos bancários. Todas as perícias seguem as normas da ABNT e os especialistas da Nero são vinculados ao Conselho Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) e ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais (Conpej). www.neropericias.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?