06/09/2017

Inventores brasileiros participam de feira de tecnologia em Taiwan

Mala que vira mesa e para-choque para motos estão entre as 20 criações nacionais que serão apresentadas pela Associação Nacional dos Inventores

0
(0)

ANI

Certo dia, enquanto esperava por um voo, Bruno Monteiro teve um insight. Ele observava pessoas usando computadores de maneiras improvisadas e desconfortáveis no aeroporto e se perguntou: por que não produzir uma mala que se transformasse em uma mesa? O fruto dessa percepção, assim como outras 19 invenções brasileiras, serão apresentados pela Associação Nacional dos Inventores (www.inventores.com.br) na Taipei International Invention Show, entre 28 e 30 de setembro.

É a quarta participação da ANI – desta vez, a convite do governo taiwanês – na feira, que ano passado reuniu 543 expositores e cerca de 60 mil visitantes. "O objetivo do evento é aproximar inventores das empresas e indústrias que podem se interessar em manufaturar ou investir nesses produtos", explica Carlos Mazzei, presidente da Associação.

Criada como parte do propósito de firmar a região como polo de inovação, hoje a feira funciona como porta de entrada para o mercado internacional e inclui premiação para os melhores inventos. "Não importa a área a que se destinam as criações, o essencial é a criatividade, como mostra a seleção que levaremos a Taipei", diz Mazzei.

Um bom exemplo é o SIRM, ou Sistema Integrado de Requisições Médicas. Idealizado pela analista de sistemas Lídia de Oliveira após experiências hospitalares negativas com ambos os pais, o SIRM sintetiza e concentra em um único ambiente todos os dados médicos de determinado paciente. "Além de agilizar o atendimento, isso reduz o risco de acidentes causados por falta de informações, como quando a enfermeira quase deu um remédio que minha mãe, diabética, nunca poderia tomar", conta Lídia.

Outra invenção que irá com a ANI a Taiwan é um para-choque para motos que oferece proteção para os pilotos em colisões frontais leves, assim como garante uma camada extra de segurança para pedestres. Criado após o desenhista industrial Ricardo Avelino revisitar ilustrações de vinte anos atrás, o invento alia design a uma proposta que beneficia a população em geral.

Como resume Bruno, inventor da mala que vira mesa, os produtos brasileiros que vão à feira de Taipei são ideias que surgiram para solucionar problemas. "Agora nossa expectativa é encontrar o parceiro ideal durante essa experiência no exterior", afirma.

Outras invenções

Para representar o Brasil no evento, a Associação Nacional dos Inventores levará também as seguintes invenções: gôndola digital para supermercados, cinto portátil compactador de latas, máscara de sobrevivência para incêndios, apoiador de cabeça/pescoço multifuncional, dispositivo para coleta de fezes e urina humana, vareta regulável multiúso, sugador odontológico descartável, garrafa térmica inteligente, um novo modelo de caneta multifuncional, sistema para geração célula de biocombustível movido a água, compressor de membranas de dois estágios, dispositivo de alerta para veículos, contramarco sustentável para janelas e os aplicativos Tops e Easy Found – voltados aos mercados de marketing e vendas.

Sobre Associação Nacional dos Inventores

Instituição que auxilia inventores a registrarem suas ideias e divulgarem seus inventos. Criada em 1986 por Carlos Mazzei, a Associação Nacional dos Inventores fomenta o desenvolvimento de novos produtos no Brasil, desde dispositivos que ajudam na modalidade urbana até relativos a saúde, lazer, educação, etc. Além de facilitar o contato de inventores com a indústria, a ANI ajuda no registro das patentes – ao todo, já são cerca de 20 mil depósitos feitos. Em 1992, a Associação criou o Museu das Invenções, único do tipo na América Latina e instalado no mesmo prédio, em Perdizes, São Paulo (SP). www.inventores.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?