23/05/2016

Inverno aumenta chances de entupimentos

Baixas temperaturas endurecem gordura dos encanamentos; especialistas recomendam fazer prevenção até o outono

0
(0)

Desentumpir

No inverno, as baixas temperaturas causam entupimentos de encanamentos e o resultado pode ser desde o retorno de resíduos por ralos, por exemplo, até o comprometimento da estrutura do imóvel. A solução, segundo a empresa especializada Desentupir 24h (www.desentupir24h.com.br), é aproveitar o outono para fazer a manutenção preventiva.

A tendência de os encanamentos entupirem no inverno ocorre porque o frio endurece dejetos, como placas de gordura. "Nas tubulações da casa se acumulam, além da gordura natural do nosso corpo, lavada durante o banho, a grande quantidade de gordura dispensada na cozinha, assim como fios de cabelo, excesso de papel higiênico, restos de obra, enfim", conta Michelle Paris, diretora da companhia. "Normalmente, não causam tantos problemas. Mas ao se tornarem blocos maciços, passam a impedir o fluxo natural do esgoto e podem causar outras complicações, fazendo com que seja necessário trocar todo o sistema da residência", explica.

Há mais de 30 anos no mercado, a Desentupir 24h é categórica ao afirmar que não há uma cultura de prevenção no Brasil em relação ao setor. "Prevenir sempre sai mais barato. No entanto, a maioria das pessoas só recorrem à ajuda especializada quando o estrago já está feito", diz Michelle.

E as medidas caseiras, funcionam?

Receitas caseiras para lidar com tubulações entupidas existem aos montes, mas é necessário ter cautela para não piorar ainda mais a situação. Cutucar o encanamento com instrumentos pontiagudos pode danificá-lo. "Pessoas leigas tentam resolver o problema e acabam agravando-o. Nunca se deve inserir objetos estranhos como vergalhões de ferro", afirma a diretora. “Na hora, pode até parecer resolvido, mas é possível que a medida acarrete em infiltrações”, completa. O resultado pode, ainda, causar contaminações no lençol freático e abalos nos alicerces dos imóveis.

Da mesma maneira, substâncias corrosivas como soda cáustica e diabo verde devem ser evitadas. Como o nome bem diz, seu uso pode corroer a tubulação, além de oferecer sérios riscos de queimadura. Por último, Michelle descontrói um mito: "Coca-Cola. Aí é só folclore mesmo".

Como resolver, então?

Ao contratar uma empresa especializada, o profissional irá até o local avaliar a situação e procederá da melhor forma para resolver o problema. "Como toda operação de desentupimento é única, em geral só é possível fazer um orçamento no local", diz Michelle. Nos casos decorrentes do endurecimento das placas de gordura, segundo a diretora da Desentupir 24h, a operação de limpeza pode levar de uma hora a um dia, e o preço costuma ser estabelecido conforme a metragem do encanamento a ser reparado.

 

Sobre a Desentupir 24h

Desentupidora que dispõe de tecnologias como vídeo inspeção para garantir que os reparos e operações sejam precisos e não danifiquem os encanamentos de residências e edifícios. Atua no mercado há mais de 30 anos e seus profissionais prezam pelos cuidados para a não contaminação de redes pluviais e mananciais. www.desentupir24h.com.br.
 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?