24/09/2014

Jovens empreendedores inovam no mercado de franquias

Fundadores do BitcoinToYou, ThedogHaüs, Kapeh e Conecta Valor falam sobre os desafios de expandir com rapidez e qualidade

Jovens empreendedores têm visto nas franquias uma forma atrativa para crescer. Donos de empresas inovadoras aos 30 anos ou menos, eles optam por franquear a marca para ganhar alcance nacional rapidamente e com investimento relativamente baixo. Lucas Moreira, 27, da Conecta Valor (www.conectavalor.com.br), consultoria que orienta em qual marca franqueada investir, tira uma conclusão dessa tendência: “Tem negócio que só funciona em escala e com o dono atrás do balcão, o que ocorre no sistema de franchising”.

 

 

Promover a expansão sem estourar o orçamento foi um dos motivos que levaram os mineiros André Horta, 31, e seu sócio Thiago Lourenço, 28, a decidirem franquear o BitcoinToYou (www.bitcointoyou.com) – marca que comercializa bitcoins no Brasil. “Percebemos que não tínhamos recursos próprios para cumprir nossa meta de abrir pelo menos uma unidade em cada capital do Brasil”, conta Horta. A primeira franquia e loja física foi inaugurada em junho, em Curitiba (PR). Seguiu-se uma em Porto Alegre (RS) e duas no interior de São Paulo. A previsão é lançar outras seis até o fim do ano.

 

Os irmãos Shoel (Bruno, Marcelo, Rafael e Shemuel), do ThedogHaüs (www.thedoghaus.com.br), também querem levar o seu produto de São Paulo (SP) aos quatro cantos do país. Oferecer hot dogs gourmet deu tão certo que o faturamento mensal do negócio, lançado em setembro de 2013, chegou a R$ 250 mil. “Não tinha como não criar uma rede de franquias. O Brasil todo merece conhecer o que é um verdadeiro hot dog”, comenta Shemuel Shoel, 30. O processo de franquear a marca está em curso e até dezembro de 2014 serão abertas dez unidades.

 

Obter alcance nacional exige, porém, uma estrutura sólida para que não se perca na qualidade dos produtos e serviços prestados, outra vantagem das franquias. “É preciso padronização e acompanhamento constante para garantir o primor dos nossos mais de 100 itens à venda”, afirma Vanessa Vilela, 36, fundadora da Kapeh (www.kapeh.com.br), marca que desenvolve e comercializa cosméticos à base de café. O negócio começou no interior de Minas Gerais e terá pelo menos oito lojas ainda este ano.

 

 

Identificando o aumento na oferta de franquias e a dúvida sobre qual o negócio mais lucrativo para se investir, Lucas Moreira também apostou no ramo ao criar a Conecta Valor, em 2013. A consultoria presta orientação exclusiva e personalizada para investidores, atuando em todas as fases da aquisição de unidades franqueadas, desde a análise do perfil do interessado e do mercado, até o momento do contrato. “Muitas vezes quem quer investir acaba procurando empresas já consolidadas, mas são as novas que têm mais possibilidades de crescimento”, conclui o especialista, que já ajudou mais de 80 empreendedores a encontrar a bandeira de franchising ideal.

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