23/06/2016

Laboratório utiliza técnicas do FBI para descobrir traições

DNA Barato analisa material genético encontrado em camisinhas, roupas íntimas, papel higiênico e batom em busca de indícios de infidelidade

5
(1)

DNA Barato

Nos anos 90, os exames de DNA mudaram de vez as investigações forenses com o barateamento e a precisão das análises – tanto é que viraram cliché de programas de TV. Com base nas mesmas técnicas usadas pelo FBI e pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, o laboratório DNA Barato (www.dnabarato.com.br) testa amostras de material genético deixadas em camisinhas, roupas, lenços e afins para verificar indícios de traições.

Em geral, o exame é feito quando um dos parceiros desconfia do comportamento do outro, homens e mulheres, em igual proporção, segundo Ricardo di Lazzaro, sócio-fundador da DNA Barato. O teste é preciso desde que haja material genético suficiente para a análise. "Ainda que o diálogo seja importante para esclarecer esse tipo de situação, muitas vezes sente-se a necessidade de ter um indício, e então nos procuram", explica o empreendedor.

Ricardo conta que o mais comum é que se avaliem camisinhas e roupas íntimas, além de pedaços de papel higiênico amassados. "Desde que haja resquício de secreções, podemos inclusive analisar manchas de batom em camisas ou toalhas, por exemplo", diz.

Para analisar o material, são utilizados kits de extração do DNA de alta sensibilidade que se baseiam em colunas de sílica e resinas magnéticas – as mesmas técnicas empregadas na rotina dos principais laboratórios forenses do mundo.

Além de avaliar o material genético recolhido por quem requereu o exame, é necessário compará-lo com o do parceiro desconfiado. Dessa forma, é possível saber se a amostra realmente pertence a um terceiro indivíduo. “Em um caso, inclusive, foram encontrados dois perfis genéticos que não eram compatíveis com o do companheiro”, lembra Ricardo

O cofundador faz, ainda, um último adendo: “É importante frisar que a pessoa que solicitou o teste é quem se responsabiliza pela coleta e custódia do material até a entrega deste ao laboratório”. Os resultados ficam prontos em até 10 dias e são confidenciais.

Sobre a DNA Barato

Empresa que oferece exames de DNA acessíveis, como o de paternidade e para identificar traições. Criada em 2010 por André Chinchio e Ricardo di Lazzaro, a DNA Barato faz parte do Grupo Genera, especializado em testes genéticos de finalidades variadas – detecção de doenças, investigação de genealogia familiar, entre outras. www.dnabarato.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?