10/07/2019

Lentes de contato de descarte diário são tendência na Europa e conquistam mercado brasileiro

Produto dispensa rotina de cuidados e evita doenças oculares, segundo NewLentes; vendas cresceram de 9% para 13% no Brasil, conforme pesquisa da GfK

Lentes de contato de descarte diário

Seja por razões estéticas ou para facilitar atividades no dia a dia, a praticidade é prioridade dos usuários de lentes de contato. Entre os vários tipos, as mais modernas são as de descarte diário, que tiveram um boom na Europa e já ganham o mercado brasileiro. Os menores riscos à saúde e a necessidade de poucos cuidados são facilidades que levaram ao aumento da participação desses itens no segmento, de 9% para quase 13% em 2018, segundo a empresa alemã de pesquisa GfK.

“A versão de descarte diário dispensa precauções que normalmente são exigidas das outras, como a necessidade de assepsia, simplificando ainda mais a vida de quem tem problemas de visão”, diz Lucas Fernandes, fundador da NewLentes (www.newlentes.com.br). A loja virtual comercializa esse produto e sentiu a demanda crescer progressivamente, apesar de as lentes de descartes quinzenal e mensal ainda liderarem as vendas.

Entre os países europeus, esse tipo de lente foi o que mostrou maior taxa de crescimento anual (CAGR) de 2018, segundo o Market Watch. No Brasil, o cenário começa a mudar: “Os consumidores passaram a perceber as vantagens à rotina que esse tipo proporciona, apesar do custo um pouco mais elevado”, afirma Fernandes. Uma caixa de 30 itens de descarte diário, que dura um mês, custa em média R$ 120, enquanto a da versão mensal, que tem o mesmo custo médio, dura 6 meses.

Mesmo com a diferença no bolso, o ganho real está na saúde ocular, já que a troca diária de lentes evita o acúmulo de proteínas, um fenômeno que pode ocorrer nas de uso contínuo e causa infecções, se não for bem administrado. Fora a economia de tempo com o ritual de higienização delas, que é dispensado da rotina. “Também não há gastos com estojos e soluções multiúso que servem para limpeza e conservação”, cita o fundador da NewLentes. Os benefícios são ainda maiores aos consumidores mais displicentes, que esquecem com frequência dos cuidados e estão mais expostos à contaminação por bactérias e fungos.

Hoje, o público que mais adere às lentes de descarte diário são os que fazem uso esporádico e os que praticam esportes. “É ideal para quem deseja variar o visual ocasionalmente para sair com os amigos ou para quem vai à academia, pratica futebol ou natação, por exemplo. Nos dois casos, ao terminar a atividade, é só jogar fora e pronto”, declara o fundador da loja virtual.

Para Fernandes, a tendência é que outros tipos de consumidores também percebam que vale a pena fazer um investimento um pouco maior para estar mais protegido de problemas nos olhos e ainda ganhar tempo. Especializada no segmento, a NewLentes teve aumento de 41% no número de pedidos e 44% no faturamento no primeiro trimestre 2019 em comparação ao mesmo período de 2018.

Sobre a NewLentes

E-commerce de produtos do segmento óptico, como lentes de contato e óculos de grau e de sol. Fundado pelos irmãos Daniel e Lucas Fernandes em 2010 para integrar a operação física da empresa. www.newlentes.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!