01/02/2017

Maratona do Livro Infantil reúne escolas de todo o Brasil em concurso inédito

Projeto lançado pela Árvore de Livros promove o incentivo à leitura e a valorização de professores

0
(0)

Arvore de Livros

Abril é o mês da literatura infantil e, para celebrar a ocasião, a Árvore de Livros (www.arvoredelivros.com.br) – plataforma de leitura digital com mais de 14 mil títulos – promove a Maratona do Livro Infantil, que reúne escolas de todo o Brasil em um concurso para engajar estudantes. A iniciativa é uma maneira de estimular o hábito de ler entre os jovens e valorizar o trabalho dos professores, peças fundamentais para a formação de futuros leitores.

O concurso é apadrinhado pelo escritor e cartunista Ziraldo, criador de um dos maiores fenômenos da literatura infantil nacional: “O Menino Maluquinho”. A Maratona é voltada às turmas do 5º ano fundamental. As instituições de ensino selecionadas receberão um material com tudo o que os alunos precisarão para a Maratona. O “Kit Maluquinho” inclui uma carta de boas-vindas, um log-in e senha para os alunos acessarem diferentes obras no sistema da Árvore de Livros, um calendário semanal com sugestões de atividades e um cartaz A1 para realizar parte da tarefa final.

“A ideia do concurso e do ‘Kit Maluquinho’ é que os alunos sejam imersos em atividades literárias, entre 1º de março e 1º de abril, utilizando as obras disponibilizadas pela Árvore de Livros. Lembrando que não é preciso que os professores sigam o nosso calendário. Eles têm toda a autonomia para usufruir do acervo da forma que julgarem melhor”, explica Maria Quadra, organizadora do projeto.

Só há duas atividades obrigatórias ao longo do processo: a leitura da obra “Uma Professora Muito Maluquinha”, do Ziraldo, e a criação de um cartaz inspirado na história. Trata-se de uma obra colaborativa que expressa a importância da ilustração na literatura infantil e homenageia o padrinho do projeto.

As dez escolas que apresentarem maior engajamento no projeto, bem como a leitura da obra obrigatória e criatividade no cartaz, disputarão a final. A turma vencedora será escolhida por voto popular, via Facebook, e receberá uma visita do Ziraldo em pessoa. Já o professor ou professora responsável pelos ganhadores será presenteado com um iPad mini.

Segundo Maria, “muito além de prender estudantes a obras obrigatórias, é preciso criar meios para que se tornem verdadeiros leitores”. As inscrições para a Maratona do Livro Infantil devem ser realizadas por um professor ou coordenador até o dia 17 de fevereiro, em www.arvoredelivros.com.br/maratona – são só dez perguntas.

Sobre a Árvore de Livros

Plataforma que oferece acervo literário digital customizado para bibliotecas e escolas públicas e privadas, além de empresas. Cada projeto possui um gestor, que acompanha os hábitos de leitura dos usuários. Foi fundada por João Leal e Roberto Leal, em abril de 2014. Também compõe a equipe André Stephano, engenheiro com mais de dez anos de experiência em programação e desenvolvimento. Possui 14 mil e-Books disponíveis e atende 700 instituições. Em 2016, os criadores ganharam o prêmio TOP Educação. www.arvoredelivros.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?