24/02/2016

Marketing: HubSpot divulga relatório sobre inbound MKT na América Latina

Levantamento mostra que a estratégia foi a preferida de 75% dos especialistas em 2015

Vender mais com menos. Em relação ao marketing digital, nos últimos anos o caminho mais eficiente para tanto tem sido o inbound marketing. A conclusão é de um levantamento exclusivo feito pela HubSpot (www.br.hubspot.com) com 1.250 profissionais do segmento na América Latina: 75% preferem a estratégia frente a modelos tradicionais de propaganda.

Hubspot

Segundo a pesquisa, o crescimento do inbound marketing está intimamente ligado a uma melhora no ROI, o retorno sobre o investimento. “Isso ocorre porque ele agrega valor de uma forma mais rápida e sustentável do que o outbound, onde grande parte do investimento é direcionado para ações caras e pontuais, como comerciais ou eventos”, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil, que aponta outra vantagem do método: “Enquanto a resposta a um comercial é imediata, algo como um post de blog pode continuar gerando leads e vendas por meses e até anos”.

Por outro lado, a estratégia requer constante monitoramento: a pesquisa mostra que nas empresas cujo ROI de 2015 foi melhor que o de 2014, 55% dos profissionais responsáveis revisaram estratégias e resultados ao menos três vezes por semana, contra 40% nas companhias em que o índice diminuiu.

Esse comportamento também se mostrou essencial para o planejamento futuro dos departamentos de marketing. Segundo os entrevistados, quando o retorno do investimento melhorou, o orçamento do setor para o ano seguinte aumentou na maioria dos casos – 69% deles. Enquanto isso, nas empresas em que o desempenho piorou, o orçamento for cortado em 54% das ocasiões. “A conclusão é clara: consiga um retorno positivo no investimento deste ano e o budget do próximo aumentará”, explica Souto.

O relatório traz também dados de mercado. A América Latina tem a menor parcela de departamentos que monitoram os resultados: apenas 46% das empresas fazem isso, contra 63% na América do Norte e 55% na Europa, Oriente Médio e África.

Outro dado interessante revelado é que o inbound marketing ainda é uma realidade mais presente nas startups e pequenos negócios: a estratégia é dominante em 88% das companhias com menos de 25 funcionários, contra uma parcela de 44% onde a equipe supera 200 pessoas.

Este foi o segundo ano em que a HubSpot realizou a pesquisa, a mais completa do segmento, na América Latina – ela já vem sendo feita há sete anos na América do Norte. Os brasileiros foram responsáveis por 33% das repostas e, se analisados isoladamente, mantêm os mesmos índices do total, com variação menor que 5%.

A pesquisa completa da HubSpot traz ainda dados sobre a terceirização de produção de conteúdo, objetivos principais dos departamentos de marketing, relação entre envolvimento de executivos e aumento de ROI e influências do inbound marketing em vendas, entre outras informações. O relatório pode ser conferido na íntegra nesta página.

Sobre a HubSpot                                                                                                                                                             

Plataforma especializada na gestão de estratégias de inbound marketing e vendas. Oferece software que facilita a captação de clientes e conclusão das vendas, assim como permite a automação de diversos processos relacionados. Criada em 2006 nos Estados Unidos, a Hubspot chegou ao Brasil em 2014 e hoje a empresa está presente em 75 países. www.br.hubspot.com.

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