08/04/2014

Medicamentos manipulados conquistam 10% do mercado

Vantagens no custo e aplicação puxam crescimento de vendas da categoria

Nos últimos 10 anos, os medicamentos manipulados ganharam terreno. De 5% do total de remédios comercializados em 2003, as fórmulas sob encomenda passaram a responder por 10% do mercado em 2013.  São 60 milhões de receitas produzidas anualmente por cerca de 7,8 mil estabelecimentos, segundo estimativa da Phitofarma, baseada em dados de mercado  e associações de classe.

 

, Medicamentos manipulados conquistam 10% do mercado, Assessoria de Imprensa - Press Works


Este crescimento mostra que os diferenciais desta categoria estão ganhando aceitação. “Os medicamentos manipulados oferecem algumas vantagens sobre os industrializados”, explica Róger Marcondes, diretor da Phitofarma (www.phitofarma.com.br), uma das maiores rede de manipulação no Brasil. “Eles são tão bons quanto e podem ser produzidos de forma a se adequar melhor a cada cliente.” Eles também custam menos: de acordo com a Phitofarma, os manipulados são, em média, 20% mais baratos que os tradicionais.


A produção personalizada permite que os medicamentos sejam feitos com precisão para atender necessidades individuais. Livre das dosagens padrão da indústria, os farmacêuticos adaptam a fórmula levando em consideração idade, peso, altura e até alergias dos pacientes. “Quando o tratamento prescrito envolve mais de um medicamento, em alguns casos podemos inclusive associar os princípios ativos numa mesma cápsula para evitara ingestão de vários remédios ao dia”, completa Marcondes.


Farmácias como a Phitofarma produzem apenas a quantidade necessária do medicamento – o cliente não paga por remédios em excesso que seriam deixados de lado. Isso não só reduz o preço como diminui o desperdício de fármacos. Em geral, os remédios sobressalentes vão para o lixo, ou são usados na automedicação.


Por mais que as vantagens tornem os medicamentos manipulados atrativos para os consumidores, muitas cidades médias e pequenas ainda não contam com este serviço. Foi ao notar esse déficit que Róger Marcondes decidiu expandir a Phitofarma, fundada há 44 anos. Ele transformou a farmácia numa franquia e já conta com 18 lojas em todo Brasil. Entre outros benefícios, a rede é a única no país a embalar todos os remédios em blisters, cartelas que isolam as cápsulas individualmente.
 

Sobre a Phitofarma:

É uma farmácia de manipulação fundada há 44 anos que se tornou franquia em 2012, com 18 lojas espalhadas pelo país. Tem foco em cidades que não contam com este tipo de serviço. Todos os medicamentos produzidos pela Phitofarma são entregues em blisters – embalagens que evitam contaminações no manuseio. www.phitofarma.com.br. Telefone: (11) 3032 – 9111 e (11) 3815 – 2729.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!