23/05/2018

Motoristas de Uber lançam aplicativo próprio de transporte

Driver Machine fornece a tecnologia e ajuda grupos a reduzirem gastos e trabalharem com mais autonomia

Driver Machine

Em Porto Velho (RO), um grupo de profissionais que trabalhava com a Uber se viu em situação difícil no começo do ano. Depois da bonança inicial, a taxa de 25% cobrada em cada corrida estava praticamente inviabilizando a continuidade do negócio. A solução foi criar o app Urbano Norte utilizando o Driver Machine (drivermachine.com.br), tecnologia que permite criar e configurar um app gerenciado pelos próprios motoristas.

Lançado em 2018, o aplicativo Urbano Norte em pouco mais de quatro meses de operação atingiu 40 mil passageiros atendidos e cerca de 700 condutores – outros mil aguardam ativação pelo aplicativo. “A ideia surgiu após a conversa com outros dois colegas sobre como não estávamos mais conseguindo fazer dinheiro trabalhando o mesmo que em anos anteriores”, conta Rodrigo Perim, presidente do Urbano Norte. “E o resultado tem sido ótimo! Os passageiros pagam menos e nós ganhamos mais”, conta. No lugar da taxa de 25% sobre corrida, é cobrado um valor fixo diário de R$ 3,83 de cada profissional.

Para Bruno Muniz, sócio executivo da Gaudium, empresa que desenvolve o Driver Machine, o cenário encontrado em Porto Velho tem se repetido em todo o Brasil, tanto em metrópoles quanto em cidades menores. “Muitos motoristas estão insatisfeitos com as taxas cobradas e procuram nossa solução para que possam ter mais lucro e independência em relação à Uber, por exemplo. Nós cuidamos da tecnologia e eles tocam o negócio como desejam”, explica. Hoje, aplicativos criados com a tecnologia já são utilizados em 20 estados do país, como RJ, SP, CE, MS e RS.

A ideia por trás do produto é simples: entregar a infraestrutura tecnológica para que grupos de motoristas, mesmo pequenos e sem conhecimento técnico, sejam capazes de gerenciar a operação e tenham o próprio aplicativo para oferecer aos clientes. Nesse sentido, é possível configurar parâmetros como valores cobrados dos passageiros e identidade visual.

A plataforma também permite escolher quais formas de pagamento são aceitas – há suporte para utilizar cartão de crédito. A tecnologia do Driver Machine já é responsável pelo cotidiano de trabalho de 10 mil motoristas no Brasil. A expectativa da Gaudium é triplicar esse número até o final de 2018.

Sobre o Driver Machine

Plataforma para criação de apps de transporte. Criada em 2013 pela Gaudium, empresa desenvolvedora de produtos tecnológicos, o Driver Machine permite a grupos de motoristas se unirem e criarem seus próprios aplicativos de transporte. www.drivermachine.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!