14/05/2014

Palestra relaciona conceitos filosóficos ao filme Náufrago

Professor de Filosofia, Rubens Toledo torna mais leve o aprendizado da disciplina

0
(0)

O ser humano sempre se depara com pressões internas e externas em sua vida. Na fluidez de sua existência, ciente ou não, a filosofia sempre se mostrou como uma oportunidade para conhecê-lo, ajudá-lo a lidar com seus limites e deles ser mais para a vida. Esse é o foco da palestra “Um olhar filosófico sobre o tempo e a mudança”, que será ministrada pelo professor de Filosofia José Rubens Salles Toledo no próximo sábado, dia 17, em São Paulo.

 

, Palestra relaciona conceitos filosóficos ao filme Náufrago, Assessoria de Imprensa - Press Works

 

A ideia, segundo Toledo, é tornar mais leve e instigante o ensino da Filosofia. Para isso, os conceitos serão discutidos sob as lentes de grandes filósofos e recortes do filme Náufrago (2001), dirigido por Robert Zemeckis. “O protagonista é levado por sucessivas intempéries a superar-se. O filme casa perfeitamente com o tema de tempo e mudança”, explica Rubens. “Vivemos no império da imagem. O filme serve como recurso para despertar o olhar”.

 

Com base em experiências anteriores, o professor confirma a eficiência desse modelo de ensino para promover a reflexão. “Certa vez ministrei um curso de Filosofia de 36 horas para um grupo de universitários. Foi satisfatório perceber o grau de imersão dos jovens no tema e sua surpresa ao absorver as questões retratadas no filme, como um resultado do exercício de um apurado pensar”, diz.

 

A palestra faz parte de uma série de eventos que precedem a inauguração do ITAFI – Instituto de Tecnologia, Administração e Filosofia – em que Rubens, além de ministrar aulas e palestras, também é coordenador e pesquisador. Para participar é necessário inscrever-se no site do Instituto (http://itafi.com.br/eventos/UM-OLHAR-FILOSFICO-SOBRE-O-TEMPO-E-MUDANA).

 

Para Toledo, o núcleo da palestra pode ser resumido em uma palavra: superação. “É preciso ultrapassar nossos limites para que possamos, como nos ensina um grande pensador, ‘transformar continuamente em luz e flama tudo o que somos, e também tudo o que nos atinge’. Garanto para os que comparecerem que este caminhar filosófico será transformador”.

 

 

“Um olhar filosófico sobre o tempo e a mudança”, por José Rubens Salles Toledo

Data: 17 de maio de 2014 (sábado)

Horário: das 8h30 às 12h

Endereço: Alameda Santos, 1893 – 10º andar – São Paulo-SP

Telefone: (11) 3075 – 2879

Investimento: R$ 100,00 (valor promocional)

Inscrições em: http://itafi.com.br/eventos/UM-OLHAR-FILOSFICO-SOBRE-O-TEMPO-E-MUDANA

 

Sobre José Rubens Salles Toledo:
É formado em Filosofia e mestrando pela Faculdade São Bento. Atualmente é professor, coordenador e pesquisador do ITAFI (Instituto De Tecnologia, Administração e Filosofia), em que estuda uma nova proposta na administração de empresas com enfoque na filosofia e tecnologia.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?