03/05/2017

Pesquisa: 66% dos executivos brasileiros apoiam cotas para mulheres

Levantamento inédito da consultoria People Oriented aponta multinacionais como categoria de empresa com mais políticas de empoderamento feminino

People Oriented

Cotas corporativas para mulheres em posições de liderança são uma política trabalhista apoiada por mais de 66% dos executivos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho feita pela People Oriented (www.peopleoriented.com.br), consultoria especializada em recrutamento, a partir do relato de 159 pessoas com cargos diversos em companhias de diferentes portes do país.

Segundo o levantamento, as multinacionais são as que mais dispõem de iniciativas voltadas às mulheres, em 58,8% dos casos. Os números caem conforme diminui o porte da empresa, com 46,7% das grandes e 32,6% das pequenas e médias companhias promovendo políticas de empoderamento feminino. As microempresas são a exceção, indo na contramão da queda e registrando iniciativas do gênero em 38,9% de suas unidades.

Entre as empresas que adotam essas práticas, as ações mais comuns são a remuneração única por cargo, e não gênero (em 24% delas), o auxílio-creche (24%) e a licença-maternidade estendida (17%), seguidas do equilíbrio obrigatório na quantidade de homens e mulheres em processos seletivos (30,13%). Entre as menos frequentes, destacam-se dois formatos de vagas reservadas: para mulheres em cargos de liderança (6%) e em programas de trainee e estágio (1%).

Os dados foram coletados de forma anônima em março de 2017, por meio de um questionário formulado pela consultoria. “Essa pesquisa mostra que a igualdade de gêneros ainda é um desafio para o mercado de trabalho brasileiro”, diz Helena Magalhães, sócia da People Oriented. “Observamos uma mudança progressiva de pensamento; no entanto, ainda é preciso evoluir para ações efetivas que garantam as mesmas oportunidades para homens e mulheres”, conclui.

Sobre a People Oriented

Consultoria especializada no recrutamento de executivos. Voltada para cargos de middle e senior management, a People Oriented foi fundada no final de 2014 a partir da expertise acumulada de mais de 20 anos dos sócios Helena Magalhães, Rafael Meneses e Adelino Neto em executive search. www.peopleoriented.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!