10/06/2014

Plataforma on-line facilita eleição de CIPA

Criada pela FQL Solution, ferramenta ajuda funcionários a escolherem participantes das Comissões de Prevenção a Acidentes no Trabalho

3
(1)

Há seis anos no mercado, a FQL Solution (www.fqlsolution.com) desenvolveu um sistema para facilitar a vida de empresas e funcionários nas eleições para a Comissão de Prevenção a Acidentes no Trabalho (CIPA). A solução CIPA Online aumenta a participação na escolha dos representantes, automatiza o processo, agiliza a apuração dos votos e garante mais segurança e idoneidade no resultado.

 

CIPA online Vimeo

 

A CIPA é obrigatória para empresas de alguns setores e portes, e deve ser composta por membros indicados pela diretoria da companhia em conjunto com representantes eleitos pelos empregados. De acordo com a legislação trabalhista brasileira, há diversas diretrizes a serem seguidas neste processo.

 

A CIPA Online (www.cipaonline.com.br) incorpora essas leis num sistema simples acessado por computadores, telefones, tablets ou totens instalados em áreas comuns nas empresas. A solução funciona por etapas. Primeiro, uma tabela com alguns dados de todos os empregados é importada. Em seguida, um período para candidatura é estabelecido e os funcionários são avisados da possibilidade de participação.

 

Depois que a comissão eleitoral aprova a elegibilidade dos candidatos, os funcionários são convidados a participar. A votação ocorre com o acesso controlado, de forma a garantir que cada eleitor vote apenas uma vez. Para finalizar, o sistema apura o resultado e gera um relatório de dados. “Esta é uma das funcionalidades que mais atrai as empresas, que antes contavam os votos na mão e podiam demorar semanas nesta etapa”, conta Sandro Silva, sócio diretor da FQL.

 

Silva explica que os dados e o software são hospedados na nuvem, ou seja, são armazenados e processados nos servidores da própria FQL, que investe pesado em segurança da informação. Isto dá à empresa a certeza da integridade do resultado. “Nós também oferecemos a rastreabilidade dos votos, ou seja, sabemos que horas e de onde cada voto veio”, diz o diretor.

 

Os recursos atraem a atenção inclusive dos responsáveis por fiscalizar a instalação das CIPAs. Segundo Sandro, auditores fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho elogiam o resultado das eleições que utilizaram a ferramenta da FQL. “Eles afirmam que há uma tendência no Ministério do Trabalho a tornar obrigatórias as eleições eletrônicas”, conta ele.

 

Lançada há quatro anos, a CIPA Online já foi utilizada em cerca de 700 processos eleitorais com a participação de mais de 600 mil votantes. Entre os clientes, estão a Vivo, Serasa, Oracle, Shell, Pfizer e Coca – Cola.

 

O faturamento da FQL Solution tem mais do que dobrado ano a ano desde 2011. A meta da empresa é continuar com esta taxa de expansão até 2017. Com um grau de fidelização superior a 90%, o objetivo não está longe. “Quem usa nossa solução não volta ao modelo antigo, além de divulgar para colegas e outras empresas”, afirma Sandro.

 

Sobre a FQL Solution:

É uma empresa voltada para soluções virtuais ligadas à segurança do trabalho. Além da CIPA Online, que facilita a eleição das comissões, a FQL tem cursos à distância, diálogos de segurança, informativos e jogos para incentivar a discussão e o aprendizado sobre o tema. Em empresas onde os funcionários não usam computadores no dia a dia, a FQL tem parceiros que instalam totens com acesso à internet.  www.fqlsolution.com. Telefone: (21) 3745 – 2770 /2780.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 3 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?