23/01/2019

Plataforma usa inteligência artificial para ajudar a acabar com espaços vazios em aviões e a tornar passagens aéreas mais baratas

Trafega calcula chances de passageiro viajar com valor desejado e auxilia a reequilibrar os preços; criador usou conceitos de economia comportamental para desenvolver sistema

0
(0)

Trafega

A variação nos preços de passagens aéreas confunde o usuário sobre o melhor momento de comprá-las. Teoricamente, com antecedência sai mais barato, mas também é possível encontrar promoções atraentes próximas à data de embarque. Para que o usuário não precise checar sites de companhias o tempo todo, a plataforma Trafega (www.trafega.com) utiliza um sistema de inteligência artificial, apelidado de Olívia, para encontrar os melhores preços com base no que o consumidor deseja ou pode pagar e, enquanto calcula as chances de ele viajar com esse valor, auxilia o viajante a fazer o melhor negócio.

A ideia surgiu do relacionamento à distância do engenheiro de software Eduardo Ibrahim, que namorava uma garota de Ribeirão Preto e precisava voar com frequência. Cansado de arcar com valores absurdos, o também mestre em finanças decidiu estudar o modelo das companhias e entender por que, mesmo com todos os esforços promocionais, os aviões continuam decolando com espaços vazios. “Acabei me deparando com estratégias de proteção de preços utilizadas há mais de 50 anos, que não consideram a dinâmica do usuário atual. Isso gera prejuízos para as companhias e menos viagens para o consumidor”, afirma o empreendedor.

Ao acessar o site da Trafega, o usuário insere os dados da viagem (origem, destino e datas de ida e volta) e informa o valor que deseja pagar pelas passagens. A partir disso, o sistema calcula as chances de ele viajar de acordo com o limite estipulado e também sugere as oportunidades para compra imediata. “Caso o viajante não encontre o que precisa, a inteligência artificial auxilia-o a encontrar um valor que atenda às expectativas. Vale lembrar que a plataforma garante o mesmo preço do site da companhia ou menor”, diz Ibrahim.

Desenvolvido com base na união entre inteligência artificial e economia comportamental, o sistema ultrapassa os conceitos tradicionais de marketing sobre comportamento do consumidor. São consideradas variáveis como percepção de valor, para oferecer às companhias técnicas capazes de preencher os espaços vazios em aviões, sem comprometer a proteção de preços. Dessa forma, as empresas têm maior faturamento e podem oferecer melhores serviços e valores aos passageiros.

“Estamos no momento perfeito para utilizar ferramentas de IA e machine learning junto à economia comportamental, teoria desenvolvida pelo vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman. Esse é um assunto quente no Vale do Silício e o mercado aéreo é forte candidato para sair na frente”, comenta Ibrahim.

A partir de fevereiro, a plataforma também disponibilizará um aplicativo gratuito para Android e iOS, que já está em fase de testes e trará toda a praticidade do negócio para a palma da mão.

Sobre a Trafega

Plataforma que utiliza inteligência artificial para calcular as chances de viagem do usuário com base no valor desejado estipulado por ele. Criada em agosto de 2018, a Trafega foi desenvolvida por meio de conceitos de economia comportamental e ajuda as companhias aéreas a acabarem com espaços vazios nos aviões, além de tornar o cliente participativo na definição de valor das passagens e estimulá-lo a viajar mais. O fundador da plataforma, Eduardo Ibrahim, é formado em engenharia de software, especializado em inteligência artificial e é mestre em finanças com ênfase em economia comportamental. www.trafega.com.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?