28/04/2015

PMEs: 3 dicas para uma apresentação de impacto

SMARTalk mostra como slides podem conquistar clientes

A apresentação é a peça chave para conduzir reuniões e eventos internos e externos de empresas. Se bem feita, é meio caminho andado para fechar bons negócios. No caso de PMEs, em que uma oportunidade perdida pode impactar diretamente o faturamento, o potencial da ferramenta deve ser ainda melhor aproveitado. A SMARTalk (www.smartalk.com.br), companhia especializada no assunto, destaca três dicas para os pequenos e médios empresários construírem uma apresentação cativante e eficiente:

 

Smart Talk

 

1.      Desperte o interesse

Tanto a ordem dos slides quanto o formato que são desenhados e a desenvoltura do apresentador influenciam na atenção do público. “Ritmo é essencial”, afirma Flávio Santos, diretor da SMARTalk. Intercalar painéis de texto com outros de números e valores ajuda a manter o interesse. Além disso, é necessário regular o tom e a velocidade da fala para destacar pontos importantes. Em alguns casos, também vale brincar com o público. “Mas em apresentações de PMEs, em geral, deve-se evitar as apresentações performáticas demais. Estas cabem melhor para grandes auditórios”, diz o diretor.

 

2.      Fuja do convencional

Templates e frases batidas, vídeos motivacionais clichês, imagens da internet e tudo o que já for conhecido e óbvio devem ser evitados. Principalmente para empresas de porte menor, que precisam de destaque, o essencial é ser diferente. “Por que dizer quantas folhas de papel serão economizadas, por exemplo, se é possível mostrar a quantidade de árvores salvas por meio de um infográfico? É necessário inovar”, conta Santos.

 

3.      Organize a mensagem para o público alvo

É importante reunir o máximo de informações possíveis sobre o tema abordado. Em seguida, distribuir em tópicos concisos, que levem em consideração quem vai assistir à apresentação. O público influencia o tom do texto e também do apresentador. É possível ser ousado ou conservador, assim como utilizar termos mais técnicos na explicação para uma plateia especializada ou mais genéricos para leigos no assunto. “Muitas vezes, os pequenos empreendedores acham que é preciso impressionar com uma quantidade grande de dados e texto, mas síntese é a palavra-chave”, resume o especialista.

 

Em seu site, a SMARTalk oferece e-books (www.smartalk.com.br/downloads), como o “O Guia definitivo para uma apresentação de impacto”, e o blog da companhia (http://www.smartalk.com.br/blog), com mais dicas e orientações para criar peças eficientes. Hoje, a empresa atende cerca de 40 clientes por mês e reúne uma equipe de 30 pessoas, que inclui roteiristas de cinema e animadores. Todas as apresentações produzidas podem ser editadas para reúso e são disponibilizadas em dois idiomas, quando necessário.

 

Sobre a SMARTalk

Agência especializada na criação de apresentações empresariais, tanto em inglês quanto português. A SMARTalk desenvolve material, como eventos internos, como palestras e conferências, como externos – prospecção de clientes, entre outros. No mercado desde 2013, a agência cria cerca de 40 apresentações por mês e conta com profissionais de distintas áreas de atuação em sua equipe, como roteiristas e animadores. www.smartalk.com.br. Telefone: (31) 2531-7774.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!