16/06/2015

PMEs: 4 dicas para construir o branding e fortalecer a marca

Estratégia de projeção da imagem da empresa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso

0
(0)

Empresas iniciantes precisam inserir sua marca no mercado e as experientes devem renová-la. Essa é uma das dicas da New Growing (www.newgrowing.com), empresa especializada em branding para PMEs, estratégia que vai além da identidade visual do negócio e abrange todos os aspectos envolvidos no sucesso de um empreendimento.

 

New Growing

 

“Fazer um projeto de branding é como dar um rumo para a marca, criando um mapa orientativo que inclui desde um símbolo gráfico ou tipográfico para diferenciar um produto de outro, até uma ideia capaz de mudar o comportamento das pessoas”, explica Helio Moreira, criador da empresa. A New Growing separou 4 dicas para os empreendedores novos e experientes encararem o desafio de se destacar no mercado:

 

1.      Vender experiências

Os diferenciais não estão mais no que a empresa faz, mas sim no que ela proporciona ao cliente – a experiência. Isso significa se preocupar com as pessoas e seus desejos. “Deve-se analisar todos os aspectos da marca, desde os funcionais até os emocionais, para determinar a melhor estratégia em direção a esse objetivo”, conta Moreira.

 

2.      Alinhar a missão da empresa

Não adianta listar 20 adjetivos que resumem a empresa se todos eles são palavras aleatórias como qualidade, tecnologia, etc. Uma marca deve delimitar, priorizar e organizar com precisão as diretrizes estratégicas. “Todo negócio tem um significado, um porquê, que contribui para a estruturação da marca, seja para criação do nome, posicionamento, personalidade e identidade”, explica Moreira.

 

3.      Público interno é tão importante quanto o externo

A preocupação com a percepção interna da empresa é tão importante quanto a externa, pois as ações estratégicas de uma marca são feitas pela equipe, para depois atingir o público-alvo. “Branding parte da raiz”, diz o especialista. Assim, funcionários engajados potencializam as chances de sucesso.

 

4.      Não temer mudanças

Às vezes, elementos que o empresário acredita certos em seu negócio precisam ser oxigenados, desde a oferta de produtos até a apresentação da empresa. Helio cita o caso de uma companhia de educação com 18 anos de experiência que passou pelas mãos da New Growing. O grupo mudou seu nome, alterou a arquitetura de marcas – ou seja, modificou os diferentes serviços que oferecia -, e renovou a identidade visual e planejamento de comunicação. “O nome não condizia com o setor em que atuavam e as pessoas não reconheciam a empresa, que ficava limitada a clientes antigos”, conta Moreira.

 

A própria New Growing, já com dez anos de atuação, reformulou seu posicionamento ao adotar o slogan “Cultivando marcas” em vez do anterior “Semeando Ideias”. “Já nos estabelecemos no mercado, está na hora de crescer. Não é uma mudança de slogan que faz a diferença. Mas sim o propósito a que nos engajamos, fortalecendo nosso significado perante o mercado e junto aos projetos que nos envolvemos”, diz o fundador. O escritório de Branding e Design espera alcançar R$ 3,5 milhões de faturamento até o final de 2015.

 

Sobre a New Growing

Empresa especializada em branding. A New Growing foi criada há dez anos com foco no desenvolvimento de identidades visuais. Hoje, trabalha com o desenho completo do DNA da marca, o que inclui delimitação de objetivos, valores empresariais, nome, estratégias de atuação e colocação no mercado, entre outros. Cada projeto pode durar de um mês até mais de um ano e são tailor made, ou seja, desenhados de forma específica para cada cliente. Para atender a diversos perfis de PMEs, o escritório trabalha com uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais de áreas como psicologia, antropologia, educação, arquitetura, artes, etc. www.newgrowing.com. Telefone: (11) 2268-0409.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?