28/03/2016

Podcast brasileiro alcança 8 milhões de downloads em 2016

Luciano Pires já criou mais de 500 episódios do Café Brasil para discutir desde negócios até filosofia na web

0
(0)

Do empreendedorismo à cultura pop, da política à ciência, da educação à filosofia. É difícil encontrar um tema que não tenha sido discutido por Luciano Pires (www.lucianopires.com.br) em um dos mais de 500 episódios do Café Brasil produzidos nos últimos dez anos. O podcast semanal, detentor de diversos prêmios especializados, preza pelo incentivo ao pensamento crítico. O resultado pode ser visto pelo feedback positivo da audiência: serão oito milhões de downloads só em 2016.

Luciano Pires

Mas, apesar da forte presença e potencial, relata o podcaster, o meio ainda tem um espaço a conquistar  entre os empresários e o setor publicitário brasileiro. "Quando não desconhecem, muitos ainda veem os podcasts como um canal segmentado da internet, como algo que não é profissional ou que desperta interesse apenas da comunidade nerd", conta ele.

"Na realidade, o Brasil tem mais de mil podcasts que abarcam assuntos variados, desde religião até esportes, e atingem um público tão ou mais variado e qualificado quanto qualquer outra mídia tradicional", explica. De acordo com um levantamento sobre o perfil dos ouvintes do Café Brasil, 80% têm curso superior, 25% mestrado ou pós-graduação e 8% doutorado. "É difícil atingir uma audiência assim em qualquer plataforma, e alcançar isso é uma prova da capacidade do meio", avalia Pires.

Quando comparado à mídia tradicional, Luciano também chama atenção para duas vantagens cruciais dos podcasts: o engajamento do público e a longevidade, ou "cauda longa". A primeira se justifica pela relação muito mais íntima dos ouvintes com o programa – o que resulta em uma alta taxa de interatividade e fidelidade. Em sua fanpage no Facebook, Luciano Pires tem cerca de 150 mil fãs e um engajamento superior a 160% – raramente esse índice passa dos dois dígitos, mesmo nas páginas com milhões de seguidores.

A "cauda longa", por sua vez, está ligada ao modelo de consumo dos podcasts, que podem ser ouvidos a qualquer hora e em qualquer lugar – inclusive meses e até anos depois de serem produzidos, como é o caso de programas antigos que são redescobertos por novos fãs.

E o sucesso rendeu frutos: o podcast se solidificou como negócio e chegou aos 6,8 milhões de downloads em 2015. Além disso, Luciano lançou um novo programa, o Lídercast, especializado em liderança e empreendedorismo. Para 2016, as projeções apontam aumento de 20% na audiência do Café Brasil, alcançando os oito milhões de downloads. E, na comemoração do 500º episódio do podcast, Luciano preparou um mergulho especial na história d'Os Mutantes, banda que revolucionou a MPB.

 

Sobre Luciano Pires

Escritor, palestrante e produtor dos podcasts Café Brasil e Lídercast. Em 2008, Luciano Pires deixou de lado uma carreira de sucesso em uma multinacional para mergulhar na produção de conteúdo independente, que ganhou força com a criação, em 2006, do Café Brasil, um podcast semanal que aborda temas variados, voltados ao pensamento crítico. Hoje, o programa já passou da marca dos 500 episódios e almeja alcançar oito milhões de downloads só em 2016. www.lucianopires.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?