10/10/2013

Por que todo dono de negócio deve saber o que é SEO

Entenda, em linguagem simples e com glossário, qual a importância das ferramentas de otimização de sites

0
(0)

Muito se tem falado em marketing digital e, mais especificamente, em SEO. Mecanismos de busca, SEO, algoritmo, e eu com isso? Fazendo-se uma analogia, é possível entender o que esses conceitos significam e por que eles são tão importantes a ponto de merecerem a atenção de qualquer empreendedor.

 

Imagine um complexo gigante formado por um shopping, biblioteca e cheio de opções de lazer. Quase todos os brasileiros, 93%, visitam-no pelo menos uma vez por dia e mais da metade, 54% deles, gastam mais de trinta horas por semana usufruindo de seus três milhões de estabelecimentos. Este complexo, onde as pessoas fazem tudo e mais um pouco, é a internet brasileira. E ele só cresce: há cada vez mais estabelecimentos (leia-se sites) e mais visitantes (internautas), muitos chegando por meio de dispositivos móveis.

 

A oferta é tanta, que a maioria das pessoas necessita de mecanismos de busca para ajudá-las a escolher quais estabelecimentos visitar. Eles consultam, para tanto, a concierge (ou o Google), que aponta quais locais do complexo atendem às suas necessidades: esta é a busca orgânica, que mostra resultados pela ordem de sua relevância, e não pode ser comprada, tal como espaços publicitários.

 

É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization), conjunto de ferramentas capazes de aumentar a visibilidade de sites, como por exemplo, uma loja virtual de roupas. Tal técnica irá trabalhar vários aspectos: a programação (as araras das lojas estão bem organizadas? os vendedores bem treinados?); a qualidade e atualização do conteúdo (a loja está por dentro das últimas tendências? tem variedade de modelos e tamanhos?); e, por fim, se há links em outros sites ou comentários positivos nas redes sociais (a loja tem boa reputação?).

 

O algoritmo do Google irá "ler" (ou indexar, para usar o termo mais técnico) o conteúdo do seu site e avaliar sua relevância por tema. É assim que o buscador chega à conclusão de sugerir este ou aquele site, entre tantos que existem, e qual estará no topo da lista recomendada. "Mais de um terço dos internautas só acessa os três primeiros resultados do Google, e 75% deles não passam da primeira página exibida. Para atrair visitas, portanto, é necessário aparecer o máximo possível e para as mais diversas formas de pesquisar, pois cada pessoa pode pesquisar de uma forma diferente da outra" afirma Diego Ivo, da Conversion (www.conversion.com.br), consultoria especializada em SEO.

 

A otimização de um site através de SEO é um processo contínuo que confere gradualmente mais credibilidade e aumenta a conversão de tráfego em vendas. "O retorno financeiro pode chegar a ser 20 vezes maior do que o investimento, e é um modelo de negócio que funciona tanto para pequenas e médias empresas que buscam tornar-se conhecidas, quanto para grandes, que precisam manter seu lugar de destaque" explica Ivo.



 

Glossário do SEO

 

Algoritmo do Google: Uma equação matemática que pondera vários fatores para chegar aos resultados das buscas, transformando perguntas em repostas ordenadas por ordem de relevância.

 

 

Black hat: Técnicas de SEO não condizentes com a política do Google, e que tentam driblá-la. Quando o buscador descobre que o site "não é tudo aquilo", pode bani-lo dos resultados de suas buscas por um tempo.

 

 

Busca orgânica: Resultados para pesquisas no Google que são apresentados conforme critérios avaliados como relevantes pelo algoritmo do buscador, sem envolver pagamento por parte dos sites.

 

 

Links patrocinados: Proprietários de sites pagam um valor, chamado de lance, por palavras-chave condizentes com seu conteúdo on-line. Ao digitar um desses termos na barra de pesquisa do Google, são mostrados, com fundo amarelo, os sites que deram os maiores lances para se associar a ele.

 

 

Palavras-chave: Termos relacionados a determinado assunto, que são pesquisados com maior frequência por internautas que procuram resultados para aquele tema.

 

 

SEO: Conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas empregadas para melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica do Google, fazendo com que seu endereço seja um dos primeiros a aparecer.

 

 

Conversão: Porcentagem que permite quantificar o número de visitantes, sobre o total do tráfego, que de fato se transformou em consumidor para aquele conteúdo, gerando receita, direta ou indireta, para o proprietário do site.

 

 

White hat: Técnicas confiáveis de aplicação de SEO, que estão alinhadas com as leituras do algoritmo do Google. É a forma segura de ganhar a preferência do buscador.

 

 

Sobre a Conversion:

A Conversion é uma consultoria de SEO que atende negócios de todos os portes. Fundada em 2011 por Diego Ivo, possui cerca de 35 clientes de vários segmentos. www.conversion.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?