10/06/2016

Prouni: 9 em cada 10 candidatos do Enem querem recorrer ao programa

Levantamento inédito aponta que mais de 1 milhão de candidatos que almejam o auxílio não são elegíveis

0
(0)

Guia da Carreira

No mês de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), os estudantes que prestaram o Enem 2015 podem concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas. Para conhecer melhor o perfil dos candidatos do Enem que desejam recorrer a programas do governo para pagar as mensalidades, confira a análise inédita do site Guia da Carreira (www.guiadacarreira.com.br) em parceria com a Educa Insights, especialista em pesquisas educacionais.

O levantamento foi feito a partir de dados do Enem 2014, os mais recentes disponíveis, e se baseia nas informações de 5,9 milhões de candidatos. De acordo com o Censo Educação Superior 2014, o Enem seleciona 22% dos universitários do país e 58% deles são aprovados em instituições particulares.

O Prouni se destaca entre as opções dos candidatos da seleção de 2014 para pagar um curso superior privado – nove em cada dez pretendiam recorrer ao programa para ajudar com as mensalidades. Na sequência, as alternativas mais almejadas são bolsas das próprias instituições, seguidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) (veja o infográfico)

Por outro lado, um em cada quatro daqueles que tiraram menos de 450 pontos no Enem queria recorrer ao Prouni ou FIES, mas foi impedido por não atingir a pontuação mínima exigida. No total, foram mais de 1 milhão de candidatos inelegíveis que almejavam essa ajuda financeira. “Fica claro pela análise que quanto menor a nota no Enem, maior é o desejo de concorrer a financiamentos e bolsas para pagar um curso privado”, afirma Brenda Affeldt, analista da Educa Insights.

Uma curiosidade é que, entre quem foi bem na prova (tirou mais de 600 pontos), 57% já têm experiência no mercado de trabalho e passagem pelo ensino superior. “Sabemos por análises anteriores que as classes C, D e E tiram as menores notas no Enem, principalmente por terem menos acesso à educação de qualidade. Com dificuldade para arcar com as mensalidades, cada vez mais, o Prouni e FIES são saídas para garantir o tão sonhado diploma universitário”, esclarece Fernanda Lapidus Hecht, gerente responsável pelo Guia da Carreira.

 

Sobre o Guia da Carreira

Com mais de 5 milhões de acessos mensais, o portal Guia da Carreira é referência em temas ligados à carreira e a profissões, além de ter o teste vocacional mais acessado do país. www.guiadacarreira.com.br.

 

Sobre a Educa Insights

Pioneira em pesquisa para o mercado de educação, a empresa oferece um variado portfólio de serviços e soluções a clientes comprometidos com excelência. http://educa-insights.com.br.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?