20/08/2015

Rádio: Pesquisa de audiência revela preferências de ouvintes brasileiros

Em casa e no trabalho, músicas ajudam a relaxar. No carro, momento é de pensar na vida

0
(0)

A maior parte das pessoas que formam o público de rádio no Brasil escuta as estações na internet e relaxa enquanto ouve música – principalmente no trabalho ou durante tarefas domésticas. A exceção é na hora de dirigir: dentro do carro a sintonia ainda é pelas ondas FM e os motoristas aproveitam para pensar na vida. Essa é a conclusão de uma pesquisa de audiência conduzida pela Antena 1 (www.antena1.com.br) no início de agosto, com 741 ouvintes.

 

Antena 1

 

Fonte: Pesquisa feita pela Antena 1 com 741 ouvintes no início de agosto

 

Dentro de casa ainda é onde mais se ouve rádio, com 59% da preferência. Em seguida, aparece o carro, com 21%, e o trabalho, com 20%. Um insight interessante é a fidelidade dos ouvintes: cerca de 80% escuta música todos os dias independentemente do local. As taxas são semelhantes para quem nunca troca de estação – apenas no caso dos automóveis as chances do dial ser mudado chegam perto de 50%.

 

Mesmo no trabalho, os brasileiros preferem escutar as músicas sem fones de ouvido (72%), pouco abaixo dos 81% que adotam a mesma prática em casa, e 88% no carro. Apesar de ajudar a relaxar, as canções não são uma distração no ambiente corporativo. Pelo contrário, 98% dos ouvintes afirmam que o rádio os torna mais produtivos durante o expediente.

 

A pesquisa também revelou os canais utilizados para ouvir rádio: no trabalho, o computador é o escolhido em 37% dos casos. Em casa, o radinho lidera com 39%, e o PC e dispositivos móveis ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, somando 51% da preferência. Já no carro, o som embutido ganha de longe, com 78%.

 

“Como dá para ver, ouvir rádio não saiu de moda entre os brasileiros. O que acontece é que alguns hábitos de consumo mudaram, e hoje o streaming responde por uma parcela significativa da audiência. O rádio continua sendo o meio mais próximo ao ouvinte, que acaba criando uma relação de intimidade com suas estações preferidas”, explica Bruna Garcia, da equipe de marketing da Antena 1.

 

Sobre a Antena 1

Fundada em setembro de 1975, a Antena 1 foi a primeira rede de emissora FM do Brasil a operar de forma automática via satélite com a mesma programação veiculada em tempo real por 24 horas. Hoje, a empresa soma 20 emissoras e cinco milhões de ouvintes no Brasil e no mundo. Há cinco anos consecutivos é campeã de audiência online e, em junho de 2015, lançou o Music For You, serviço que permite ao ouvinte presentear pessoas queridas com músicas enviadas pela internet. www.antena1.com.br. Tel.: (11) 3038-8000.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?