16/12/2013

Rastreamento da Anvisa incentivará venda de remédios pela internet

Fiscalização visa acabar com contrabando e falsificações, que somam 20% dos medicamentos vendidos no país

0
(0)

Para fiscalizar a produção e distribuição de remédios, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou semana passada o rastreamento de medicamentos por meio de códigos de barra bidimensionais, similares aos QR Codes. Com o novo sistema – implementado em até três anos -, será possível saber se o produto adquirido é fabricado ou importado legalmente no país, evitando contrabandos e falsificações. O mercado ilegal corresponde a 20% dos remédios vendidos no Brasil.

 

A resolução ganha importância quando se leva em conta que, até o final de 2013, dez medicamentos de referência terão suas patentes vencidas, multiplicando as versões à venda no mercado, inclusive aquelas não aprovadas pela Anvisa. Tendo em vista essa variedade de remédios disponíveis, fica difícil decidir de qual laboratório e farmácia comprar sem oferecer riscos à saúde.

 

Segundo estudo do Datafolha/ICTQ realizado em 12 capitais brasileiras, o preço dos produtos é o fator que mais influencia as pessoas na hora de escolher um medicamento. Portanto, a comparação de valores deve crescer em meio a tantas ofertas no mercado, assim como a aquisição pela internet.

 

“A medida tende a incentivar a compra de medicamentos pela web, porque os consumidores terão mais recursos para não levar gato por lebre, para checar se o produto está em conformidade com as determinações da Anvisa”, afirma Ângelo Alves, cofundador do Cliquefarma (www.cliquefarma.com.br). Toda a trajetória do remédio será registrada no novo sistema, com informações referentes aos processos de produção e distribuição, assim como dados de consumidores finais – estes últimos, a princípio, só quando se tratar de drogas controladas.

 

O Cliquefarma é uma ferramenta que facilitará a vida do consumidor neste cenário que se desenha, pois alia pesquisa de preços com compras on-line. O buscador gratuito traz ofertas de 40 farmácias em todo o Brasil, encontrando descontos de cerca de 25% sob medicamentos e artigos de higiene. Após fazer a comparação, o usuário pode ser redirecionado para os e-commerces das redes cadastradas a fim de adquirir os produtos via web.

 

 

Sobre o Cliquefarma:

Site gratuito para comparação de preços de produtos de saúde, que visa ajudar o consumidor a poupar tempo, dinheiro e a encontrar as melhores ofertas na área. O Cliquefarma não vende medicamentos. Foi fundado no ano de 2010 e recebe cerca de três milhões de pageviews mensalmente. www.cliquefarma.com.br. Telefone: (11) 5505-2342.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?