20/05/2019

Rede social: Casal gay registra desafios cotidianos em busca de respeito em cidades distantes das capitais

Conhecidos como ‘Doces do Vigo’, Antônio e Lucas cativam mais de 60 mil seguidores com vídeos que proporcionam uma visão do dia a dia de uniões LGBTQIA+

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Casal gay registra desafios cotidianos

São dois quilômetros de caminhada até o pé de eucalipto onde Antônio e Lucas conseguem, finalmente, captar sinal de internet o suficiente para postarem os vídeos que produzem ao longo do dia. Tal jornada diária, no entanto, vale a pena: o casal de Rio Quente (GO) encontrou no registro do cotidiano não apenas uma oportunidade de ganhar a vida, mas também de conscientizar a população local sobre relações homoafetivas, cheias de alegrias, tristezas, desafios e sonhos, como qualquer outra união.

Junto há oito anos, o casal decidiu tentar a vida na internet quando estava construindo sua casa e acabou raspando as contas bancárias e se endividando para arcar com as despesas. No início, eles tentaram as redes sociais mais populares, mas o retorno financeiro e a conquista de engajamento eram praticamente nulos, até que conheceram o aplicativo de vídeos curtos Vigo Video (http://www.vigovideo.net), no qual conseguiram cativar mais de 60 mil seguidores em 8 meses.

Conhecimento vs preconceito

“Antigamente, as pessoas na cidade até viravam a cara para a gente, mas quando começamos a fazer os vídeos e ficamos conhecidos, elas passaram a nos aceitar”, conta Lucas. O preconceito vivenciado também teve reflexo nas redes sociais. Os “Doces”, apelido pelo qual ficaram conhecidos, tiveram de superar o hate que os perseguia on-line. “Era cada barbaridade que a gente lia nos comentários, que até paramos de ler. Recebemos até ameaça de morte, mas o pessoal do Vigo nos ajudou muito com isso, identificando e banindo essas pessoas”, lembra.

O respeito é um dos valores mais importantes para o Vigo Video. Segundo a filosofia do app, os usuários podem ser quem quiserem, mostrar seus talentos, o dia a dia e conquistar o público com a sua verdade. O objetivo é permitir que as pessoas se expressem cada uma à sua maneira, segundo a sua perspectiva.

#VigoMeRepresenta

Com a chegada do mês do orgulho LGBTQIA+, o aplicativo lança a campanha #VigoMeRepresenta, para promover e celebrar criadores de conteúdo de grupos socialmente marginalizados, como LGBTQIA+, negros e mulheres. A ideia é enfatizar a importância da representatividade e promover discussões sobre o papel dessas pessoas como agentes transformadores da sociedade

A ideia é que os usuários encontrem as portas abertas para que haja cada vez mais Doces do Vigo, que possam gravar vídeos como Antônio e Lucas. O casal registra desde a montagem de mobília nova para a casa, passando por conversas lavando roupa, até o preparo de receitas com muito bom humor, em que a diversão é garantida.

SERVIÇO

Sobre o Vigo Video

Rede social voltada exclusivamente à produção de vídeos curtos e originais por meio da qual as pessoas compartilham suas histórias do dia a dia, divertem-se e promovem seus talentos. O Vigo Video capacita usuários com ferramentas de edição fáceis de se utilizar e conecta indivíduos da comunidade com interesses semelhantes. http://www.vigovideo.net.

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