28/10/2014

Reeleição de presidenta traz lições para liderança feminina

Para alcançar cargos de destaque, mulheres devem adotar algumas posturas; saiba quais

0
(0)

Independentemente da posição política, a permanência de uma mulher no mais alto cargo do executivo do país traz reflexões para as brasileiras. “As mulheres têm assumido cada vez mais posições de destaque, mobilizando o empoderamento feminino”, diz Cíntia Souza, sócia-fundadora e leader coach da MMP Coaching, empresa especializada em desenvolvimento, capacitação e empoderamento da mulher.

 

Para ocupar posições de liderança, seja a presidência do país ou um cargo de gerente, as mulheres devem aperfeiçoar algumas características que já têm e desenvolver outras. Cíntia, que já realizou coaching para mais de 40 clientes, aponta as mais importantes:

 

1. Quem eu realmente sou?

O autoconhecimento é o primeiro passo para desenvolver outras habilidades. Saber o que limita a mulher e elencar seus pontos fracos e fortes é de grande importância para ser mais confiante e, assim, alcançar uma posição de destaque. “Ter certeza de si mesma é primordial para chegar à liderança”, afirma Cíntia.

 

2. Mais intuição, menos emoção

“Escutar aquela voz interior que toda mulher possui é muito importante, pois quem tem a resposta para ações de nossas vidas somos nós, não os outros”, ressalta Cíntia. Este é um ponto que, muitas vezes, é confundido com o que queremos muito quando vivemos uma situação passional. A leader coach explica que isso deve ser evitado. “É preciso tomar decisões com base na nossa intuição ponderando o lado emocional e o lado racional. Para saber separar as coisas, deve-se estar com a mente equilibrada”, explica ela.

 

3. Praticando a negativa

O “não” nem sempre significa algo negativo e, quando se tem essa percepção, fica mais fácil dizê-lo.“Tem-se a ideia de que a mulher, por possuir sensibilidade mais aguçada, assume posturas menos firmes no trabalho. Daí a importância de negar quando a situação assim o exigir”, esclarece Cíntia. Por exemplo, se um funcionário pede aumento sem fundamentos práticos, apenas por conta de dificuldades financeiras ou apelos sentimentais, a líder deve recusá-lo. É necessário ponderar se a elevação do salário se traduz em resultados e competências.

 

4. Vencendo preconceitos

As mulheres líderes encontram preconceitos constantemente em seu dia a dia, mas precisam vencê-los com o poder que têm naturalmente, valendo-se de alta autoestima e ousadia. “Eu mesma tive que lutar contra isso. Já acreditei que, por ter apenas 1,50 m de altura, só seria respeitada em um cargo de liderança em cima de um salto 15”, conta a leader coach, que também ocupa função de sócia e gerente administrativa em outra empresa e garante que vai trabalhar de rasteirinha quando a situação permite.

 

Fundada há pouco menos de um ano, a MMP Coaching, cuja sigla significa Movimento Mulheres Poderosas, foi criada a partir da observação de Cíntia Souza de que os homens não têm a mesma percepção que as mulheres para realizar o trabalho de orientação feminina. “Eles costumam não ter a mesma sensibilidade que nós e acabam sendo mais frios”, justifica ela, que pretende chegar a 100 clientes atendidas até o final do ano.

 

Sobre a MMP Coaching:

Empresa que oferece coaching específico para mulheres. Com horários flexíveis, atende com foco nos âmbitos pessoal e profissional. Fundada por Cíntia Souza em 2013, auxilia mulheres a atingirem seus resultados explorando seu potencial máximo. www.mmpcoaching.com.br. (21) 2147-8391 / (21) 96413-6852.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?