05/09/2017

Reforma Trabalhista não deve mudar rotina de startups e PMEs

Home office já é realidade para empreendedores e pequenas empresas; coworkings aparecem como forte opção nesse cenário

0
(0)

Home Office

Um dos pontos da Reforma Trabalhista, aprovada em julho desse ano, foi a regulamentação do home office. As novas possibilidades na rotina dos funcionários e empresas advindas da adoção da prática, entretanto, não são grandes novidades para startups e PMEs. Estas já têm como característica relações de trabalho mais flexíveis, como horário do expediente e atuação fora do escritório.

É o caso do Grupo Comunique-se (www.comunique-se.com.br), que aderiu ao home office há mais de dez anos como opção em determinadas situações: quando uma tarefa demanda muita concentração do funcionário, por exemplo, ele pode realizá-la em casa. “Sempre tivemos uma visão diferente das outras empresas. Acreditamos que não é necessário o deslocamento físico para fazer um bom trabalho. Além disso, nunca tivemos problemas com esse regime”, afirma Rodrigo Azevedo, CEO do Comunique-se.

Vencedor do prêmio Great Place to Work 2017 na categoria pequenas empresas do Rio de Janeiro, o Grupo acredita que a possibilidade de trabalho remoto é um dos fatores de sucesso. “Home office agrada os funcionários e reduz o turnover, ou seja, conservamos nossos talentos aqui e, consequentemente, temos total domínio dos processos, alcançando melhores resultados”, explica Azevedo.

A prática também é realidade na Câmbio Store (www.cambiostore.com) desde o início da startup de câmbio, que tem apresentado crescimento exponencial, com 15 vagas abertas no momento. Segundo o diretor de operações, José Marques da Costa, a empresa defende a ideia de que liberdade e motivação geram maior produtividade. O tempo perdido com deslocamentos também é um motivo para a adoção do home office: “Em uma conta simples, se nossos colaboradores levarem duas horas por dia para chegarem ao escritório, estaríamos perdendo 40 horas de cada um por mês”.

No mundo do empreendedorismo, o trabalho remoto também já está bem estabelecido. Danielle Fantato, sócia do coworking Steinen 412 (www.steinen412.com.br), conta que a maioria dos negócios iniciantes reveza entre o home office e o espaço compartilhado: “Com natureza digital e normalmente 5 a 7 funcionários, essas startups trabalham de forma flexível e às vezes reúnem a equipe para trocar ideias e trabalharem juntos, ganhando produtividade”.

Segundo a sócia do coworking, é tendência que mesmo ao crescerem e eventualmente mudarem para um escritório próprio, as empresas continuem com a prática do trabalho remoto, inclusive em espaços compartilhados para estimular o networking. O diretor de operações da Câmbio Store concorda que isso não deve mudar, mesmo com a aprovação da Reforma Trabalhista: “A única diferença é que agora temos mais liberdade para trabalhar com terceiros”, conta José Marques.

Sobre o Grupo Comunique-se

Para empresas que buscam atrair atenção para sua marca, o Comunique-se é uma plataforma em nuvem de Marketing de Influência que permite criar uma rede de relacionamento com mais de 60 mil influenciadores, incluindo jornalistas. Voltado a empresas, agências de comunicação, profissionais de marketing e equipes de relacionamento com investidores. O Grupo Comunique-se também detém as marcas DINO, Prêmio Comunique-se, RI Web e SuaTv. 

Sobre a Câmbio Store

Plataforma de câmbio on-line líder no segmento de ponta a ponta no Brasil. Fundada em 2015, a Câmbio Store passou por um processo de fusão com a Bidollar em junho de 2017. Com a joint venture, o grupo uniu a expertise em atendimento e facilidade de uso da Câmbio Store com o robusto sistema de back-end da Bidollar. Além de fortalecer a posição do grupo no mercado de câmbio on-line, o negócio permitirá o desenvolvimento de novos produtos, como o programa de parcerias, e maximizará a experiência do usuário.

Sobre o Steinen 412

Espaço de trabalhado compartilhado no Paraíso, em São Paulo (SP). Aberto em janeiro de 2017, o Steinen 412 é um coworking com planos variados de aluguel de mesas e salas que incentiva o relacionamento e a troca de experiências e negócios entre seus usuários. 

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?