01/06/2015

Registro de ponto: Inmetro regulamenta os novos modelos de relógios de ponto

Portaria do Inmetro altera máquinas que controlam horários dos trabalhadores; novo equipamento da DIMEP é lançado em junho

0
(0)

A portaria 595/13 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) estabelece alterações nos Registradores Eletrônicos de Ponto (REP) que devem ser incorporadas aos relógios até outubro. Além de especificações técnicas, a nova regulamentação dispõe sobre critérios de segurança e criptografia que tornam os dados sobre os registros de ponto, carga horária e rotina de trabalho dos funcionários ainda mais confiáveis.

 

Dentre as novas funcionalidades estão a criptografia da memória de registros de ponto, que visa proteger as informações, e a incorporação da assinatura digital nas marcações. Isto permite legitimar a autenticidade dos registros e evita fraudes e adulterações.

 

Segundo Klauber Santos, COO da DIMEP (www.dimep.com.br), a nova portaria promoverá mais segurança nas relações de trabalho. “Uma vez que os dados estão mais bem protegidos de alterações indevidas, as empresas e os colaboradores têm maior segurança jurídica e tranquilidade quanto ao tratamento das informações relativas às cargas horárias cumpridas”, afirma.

 

Em vista das mudanças, a DIMEP lança em junho seu novo REP, o PrintPoint III.“Decidimos nos adiantar em alguns meses em relação à portaria para garantir um acesso rápido dos clientes a um equipamento melhor”, explica Rafael Andriolli, CCO da empresa. Além de trazer os requisitos estabelecidos na portaria, há inovações tecnológicas como a elevação do espaço de armazenamento de registros, que aumenta a longevidade do equipamento, assim como a expansão da capacidade de cadastro de funcionários por equipamento. 

 

Outra novidade é a opção dos relógios serem equipados com duas impressoras, para evitar inconvenientes gerados pelo término do papel durante o pico das marcações. A troca das bobinas também foi otimizada, com um método mais fácil e ágil chamado Easy Loading. Por último, também houve um aperfeiçoamento da velocidade de impressão, agora três vezes mais rápida.

 

O PrintPoint III é ainda conectado com o Kairos, software de gerenciamento de ponto em nuvem da DIMEP. Como o programa dispensa servidores na empresa, há uma economia de infraestrutura e facilidade de acesso a partir de qualquer lugar e dispositivo. Entre outras vantagens, o Kairos cria relatórios que ajudam a identificar possibilidades de redução de custos como, por exemplo, corte de horas extras indevidas e manejo de banco de horas em excesso.

 

A partir de junho, o PrintPoint III estará disponível para compra em todos os pontos de atendimento da DIMEP pelo Brasil. Os endereços podem ser consultados através no site www.dimep.com.br. Menos seguros, os equipamentos não homologados pelo Inmetro só poderão ser fabricados até outubro deste ano.

 

Sobre a DIMEP

Fundada há 79 anos, a DIMEP Sistemas desenvolve soluções tecnológicas altamente sofisticadas e certificadas pela ISO 9001 para controle de acesso, ponto, estacionamento e gestão de frotas. Com exclusiva assistência técnica em todo o Brasil, a DIMEP exporta para diversos países da América, Europa e África, além de manter unidades de negócios em Portugal e México. A companhia abriga o Museu do Relógio, com acervo que apresenta a evolução técnica das diferentes formas de medir o tempo. Telefone: (11) 3646-4000.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?