19/03/2015

Resíduos triturados rendem até 100% de energia para empresas

Máquinas da Fragmaq ajudam indústrias a reduzirem descartes e produzirem eletricidade

0
(0)

Independentemente do setor de atuação, indústrias de todos os portes geram uma grande quantidade de resíduos. Onde muitos enxergam um problema, a Fragmaq (www.fragmaq.com.br) encontrou uma solução: a empresa produz fragmentadoras, trituradoras, esteiras e prensas, entre outras máquinas, que permitem reaproveitar o material descartado e, ainda, transformá-lo em insumo para produção.

 

Fragmaq

 

Um caso emblemático é a trituração da palha da cana. Com o equipamento da Fragmaq, é possível transformar esse material em biomassa, combustível que não só pode suprir toda a demanda energética da usina, mas também gerar excedente para a rede elétrica nacional. “Antigamente, o bagaço era queimado, uma prática extremamente poluente. Assim, além de econômico, o uso do sistema é sustentável”, explica Hélio Makoto, diretor da empresa.

 

No caso dos trituradores, há emprego em diversos outros setores, como madeireiras que transformam as aparas em combustível para a venda, assim como indústrias automobilísticas e alimentícias com excesso de pallets velhos nas suas plantas. Outro destaque é na indústria farmacêutica: 95% das empresas nacionais do setor usam maquinário da Fragmaq na hora de destruir produtos não conformes.

 

A Fragmaq surgiu em 1974 com o propósito de produzir fragmentadoras de papel para eliminação de material confidencial em empresas. No fim da década de 80, diversificou a produção e hoje tem cerca de 50 modelos de equipamento. Mas cada um deles, ressalta o diretor, é único: “Não temos produtos de prateleira, ou seja, nenhuma máquina está pronta. Elas sempre são desenvolvidas e produzidas para atender às demandas específicas de cada indústria”.

 

Isso implica levar em consideração o material descartado, a necessidade de separar subprodutos contaminados e a granulometria ideal do resíduo processado, ou seja, o tamanho mais eficiente na hora de transformá-lo em energia ou matéria-prima para outros processos.

 

A empresa vende em torno de 500 máquinas por ano, que eliminam ou reciclam resíduos tão diversos quanto PETs, alumínio, lixo hospitalar, pneus, borrachas e cartões de crédito, entre outros. Além de ter equipamentos espalhados por todo o Brasil, a Fragmaq exporta para dez países da América Latina e fatura cerca de R$ 20 milhões anualmente.

 

Sobre a Fragmaq

Empresa especializada na concepção e produção de maquinário voltado para reaproveitamento, seleção e/ou destruição de resíduos industriais. A Fragmaq atende a diversos setores, e se destaca na transformação de material descartado em novas fontes de energia, como a biomassa, que podem ser utilizadas pela própria empresa de origem. Criada em 1974, a Fragmaq já produziu mais de 26 mil unidades de equipamentos como trituradores, prensas, esteiras, fragmentadoras, entre outros. A empresa tem as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. www.fragmaq.com.br. Telefone: (11) 4056-8057.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?