23/10/2015

RG já era: conheça os mecanismos de identidade que vêm por aí

Além de trazerem mais segurança à identificação, documentos do futuro devem concentrar informações bancárias e tributárias

0
(0)

É uma constante em filmes de ficção científica: em algum momento os personagens terão suas retinas, mãos ou rosto escaneados para serem identificados. Hoje, o mecanismo das telonas é realidade e é comum utilizar a biometria para transações bancárias e afins, mas o futuro promete ainda mais: a Estônia, por exemplo, já tem identidades digitais que aglomeram dados sobre 600 serviços públicos e 2.000 privados. 

 

Rápido Card

 

O documento permite pagar os impostos, certificar habilidade para direção, fazer operações bancárias, acessar planos de saúde e até mesmo votar. Além de simplificar a rotina do portador, garante maior segurança em todas essas operações.

 

"Passamos de identificações que continham números cadastrados em algum sistema para documentos integrados ao sistema", explica Alexandre Lima, sócio-fundador da Rápido Card (www.rapidocard.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de crachás que já emprega as tecnologias de smartcards.

 

Outra novidade que chama atenção já é adotada em um prédio de escritórios sueco. Lá, todos os 400 funcionários tiveram um pequeno chip subcutâneo implantado. O dispositivo é programado conforme os níveis de autorização dos colaboradores e as portas se abrem – ou não – para eles desde que estejam permitidos a acessar determinados departamentos.

 

Para tanto, os chips utilizam a tecnologia RFID, ou identificação por radiofrequência, em português. Aliada a outros dispositivos cotidianos, como o celular, a RFID pode resultar em uma realidade quase inacreditável. Imagine: sua identidade está vinculada aos seus dados bancários e ao celular, que só funciona após leitura biométrica. Quer comprar um produto? Tudo bem, entre na loja, pegue-o, coloque na bolsa, passe pelo portal que triangula os dados e, voilá, você foi para casa sem filas e a empresa recebeu o pagamento direto da sua conta corrente.

 

No Brasil, as novidades ainda não são para já, mas a Rápido Card se prepara para integrar telas de LCD e teclados sensitivos que adicionam mais níveis de certificação e segurança aos crachás, além de permitirem a inserção de senhas no próprio dispositivo. "Estamos antenados com as últimas tecnologias de identificação e controle de acesso para garantir que nossos clientes ganhem em agilidade e precisão”, conta o sócio-fundador da empresa.

                            

Sobre a Rápido Card

Empresa especializada no desenvolvimento de crachás, carteiras estudantis e smartcards. Criada em 2010, a Rápido Card trabalha com tecnologia própria de impressão dos cartões em PVC. Uma camada transparente do mesmo material é colocada por cima da imagem, garantindo durabilidade e segurança contra adulterações. Além disso, a empresa oferece crachás com tecnologia de smartcards, que permitem controle de acesso inteligente. www.rapidocard.com.br. Tel.: (11) 3473-4832.

 

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?