26/04/2016

RH: 10 dicas para contratar um bom estagiário

Plataforma Estagiários Online orienta como recrutar talentos para a sua empresa

5
(1)

Contratar bons estagiários, atualmente, é imprescindível para formar mão-de-obra especializada com menos burocracia e custos e, quem sabe, encontrar os futuros líderes da empresa. Para facilitar a missão do recrutador, a plataforma Estagiários Online (www.estagiariosonline.com.br) faz a ponte com universitários – gratuitamente – e traz dicas para selecionar o profissional ideal para o cargo. Confira:

Estagiários Online

1. Alinhe sua expectativa

É preciso saber o que esperar do estagiário. Tenha em mente que o universitário é um talento a ser lapidado, no qual vale investir tempo e conhecimento. Não espere a mesma desenvoltura de um profissional experiente, mas também não pense nele como um office-boy de luxo. Deve ser alguém com potencial, curioso, com iniciativa e as aptidões necessárias.

2. Onde procurar

A dica é investir em plataformas especializadas, como o Estagiários Online, que facilitam o processo seletivo, sem custo, e ainda ajudam a pular etapas ao disponibilizarem testes virtuais, vídeocurrículo e radar de talentos. Outro ponto é compartilhar em redes sociais a vaga para atrair muitos candidatos. Quanto mais, melhor será para refinar.   

3. Avalie se fez lição de casa

Na entrevista, avalie se o candidato se preparou e pesquisou sobre a empresa antes. Isso demonstra interesse e aumenta as chances de o entrevistado estar mais ciente do que é esperado dele. Uma forma clássica de iniciar essa conversa é: “Por que quer trabalhar aqui?”, e não aceite respostas genéricas como “porque o ambiente parece legal”.

4. Note comprometimento

Certas atitudes já revelam características do candidato, antes ou durante a entrevista presencial. Mais do que reparar em atrasos, note se desmarca muito ou se é responsável e avisa com antecedência caso ocorra algum contratempo.

5. Teste como reage sob pressão

Não deixe o candidato totalmente confortável durante a entrevista. Em determinado momento, faça perguntas mais incisivas ou que o contrariem para checar como ele reage em situações adversas e se tem jogo de cintura para argumentar e mostrar seu ponto de vista. Essa atitude é essencial para checar agressividade e teimosia, por exemplo.

6. Pergunta-chave

Para checar determinada característica existe uma técnica infalível. Mais do que perguntar diretamente, por exemplo, se é criativo, resiliente, se sabe trabalhar em equipe ou tem perfil de liderança, peça para o candidato descrever uma situação que exemplifique aquela aptidão. Assim, fica mais difícil a pessoa inventar algo.

7. Vá além de notas acadêmicas e experiências profissionais

Para ganhar tempo e qualidade durante o processo de seleção dos candidatos, aproveite ferramentas como o Estagiários Online que oferece testes de inteligência emocional e filtros com base em valores e características comportamentais buscadas para a vaga. Isso pode fazer toda a diferença no dia a dia profissional.

8. Na prática

Deixe claro quais as funções que serão exercidas pelo candidato, dando exemplos de tarefas e situações reais. Afinal, ele também tem de gostar da vaga. Na sequência, realize um teste prático para analisar se o desempenho é suficiente. Por exemplo, solucionar uma questão técnica ou interpretação de texto em inglês.

9. Abra para questões

Ao fim da entrevista, reserve um tempo para o candidato fazer perguntas. Nem todos param para pensar nisso, mas as questões feitas revelam muito sobre o profissional. Dependendo do foco, mostra o que o atraiu para aquela vaga.


10. Deixe claras as oportunidades de crescimento

A nova geração pede feedback constante, uma hierarquia menos engessada e, principalmente, chance de aprender e de crescer dentro das companhias. Quando o candidato tem o perfil ideal para a empresa, deixe claras as oportunidades de crescimento que oferece, para não gerar frustração e diminuir a rotatividade.

 

Sobre o Estagiários Online

Plataforma de recrutamento e seleção que conecta empresas e estagiários. Foi lançada este ano pelos empresários Marcos Botelho, André Diniz, Arnaldo Tibyriça e Francisco Bernardes. É grátis e oferece para empresas radar de talentos e painel de controle de vagas com métricas. Os candidatos podem gravar um videocurrículo, fazer testes de habilidades e de inteligência emocional, entre outros. www.estagiariosonline.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?