16/05/2019

RH: 75% dos brasileiros mentem nos currículos

Salário anterior e fluência em inglês são mentiras mais frequentes, segundo levantamento da DNA Outplacement

0
(0)
75% dos brasileiros mentem nos currículos

O desemprego ficou em 11,6% no último trimestre de 2018, atingindo 12,2 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Devido à escassez de oportunidades e ao aumento da competitividade no mercado de trabalho, muitos profissionais recorrem a práticas impróprias, como inserir dados falsos no currículo a fim de ganhar destaque. Um levantamento feito pela DNA Outplacement (www.dnaoutplacement.com/br) aponta que 75% dos currículos enviados aos “RHs” das empresas em 2018 no Brasil continham informações distorcidas.

A pesquisa, realizada durante seis meses com 500 empresas, revela quais as principais mentiras encontradas nos CVs. Elas referem-se ao valor do salário atual – ou recebido no último emprego – (48%) e à fluência no inglês (41%). O tempo inativo e o grau de escolaridade e cursos realizados são outros tópicos deturpados nos currículos, por 12% e 10% dos profissionais, respectivamente.

O estudo identificou que a prática é comum tanto entre quem está entrando no mercado de trabalho quanto entre os que possuem carreira consolidada e estão em processo de recolocação. “As razões são diferentes, mas ocorre entre os diversos níveis profissionais. Os jovens normalmente não colocam tanto peso na elaboração de seu currículo, enquanto executivos e gerentes se agarram à urgência em conseguir uma nova oportunidade para cometer essa irregularidade”, explica Hugo Liguori, Diretor Regional da DNA.

Ele ainda reforça que a perda de credibilidade e o nome “manchado” no mercado são alguns dos prejuízos, caso um head hunter ou departamento de RH descubra os dados falsos no documento – o que vai dificultar ainda mais a procura por uma nova ocupação e será uma marca irreversível na carreira. 

Ferramentas contra currículos fake

Do outro lado da história, as empresas têm incorporado no dia a dia ferramentas e estratégias que ajudam a detectar competências técnicas e soft skills (traços da personalidade) durante o processo de recrutamento e evitar contratar os mentirosos. “Um exemplo é o assessment, questionário muito utilizado para identificar conhecimentos, habilidades e atitudes dos candidatos para desempenhar o cargo e que também os ajuda no autoconhecimento, identificando pontos fortes e fracos para desenvolver ao longo da vida profissional”, diz Liguori.

E não são apenas os brasileiros que precisam de um direcionamento. A DNA fez o mesmo levantamento em outros países da América do Sul e constatou que a frequência de informações mentirosas no CVs é de 85% na Colômbia, 78% no Peru e 72% no Chile.

Sobre a DNA Outplacement

Consultoria-boutique voltada a executivos, gerentes e subgerentes em processo de recolocação profissional. Os programas de outplacement são baseados em três pilares: Pragmatismo, Eficácia e Visão de mercado. Foi fundada em 2013, no Chile, por três sócios com experiência como headhunters.Chegou ao Brasil em 2016. www.dnaoutplacement.com/br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?