26/08/2015

RH: sistema online traça perfil de equipe e aumenta produtividade

Team Builder utiliza metodologia DISC para avaliar se funcionário possui perfil comportamental adequado para o cargo; conheça perfis mais comuns

0
(0)

Aumentar a produtividade é essencial para as empresas, ainda mais em tempos de crise. Pensando nisso, a GO! UP (www.goupti.com), especializada em softwares para gestão de pessoas, criou o Team Builder, que oferece um método de avaliação de perfis capaz de verificar o quanto o perfil de um funcionário está adaptado ao cargo designado a ele. Com esse processo, é possível reduzir os custos e o tempo gasto em processos de seleção.

 

, RH: sistema online traça perfil de equipe e aumenta produtividade, Assessoria de Imprensa - Press Works

 

A ferramenta se baseia na metodologia DISC, segundo a qual o perfil de uma pessoa pode ser traçado a partir da intensidade de quatro estilos comportamentais: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Cada fator apresenta pontos fortes e de melhoria, como é mostrado na tabela. Quando usado em um processo seletivo ou realocações de equipe, o Team Builder apresenta os candidatos que melhor se encaixam em cada função, segundo suas habilidades.

 

Em uma amostra de 854 perfis, traçados pelo Team Builder, a maior parte deles tinha como predominantes (aparecem com nota igual ou maior que 50 em uma escala de 0 a 100) os fatores: Conformidade e Estabilidade (CS), que corresponde a 9,6% dos perfis realizados; Influência, Estabilidade e Conformidade (ISC), com 8,78% e Estabilidade e Influência (SI), com 8,31%.

 

“Um perfil nunca é melhor do que o outro, ele apenas pode estar mais adequado à atividade que desempenha”, explica Paulo Moura, diretor da GO! UP. Isso não significa que um profissional não possa se dar bem em determinada profissão que exija uma habilidade que ele não tem, mas ele terá necessidade de maior adaptação para desempenhá-la, o que pode resultar em estresse, falta de motivação e, consequentemente, menor produtividade.

 

O Team Builder é composto por 24 perguntas que geram um relatório com as respectivas incidências de cada fator no comportamento do candidato. Toda a avaliação é feita online.

 

Para ajudar na busca pelo encaixe perfeito entre o perfil do candidato e a vaga, o Team Builder pode ser usado para mapear também as posições disponíveis em uma empresa. Os responsáveis por cada área decidem as características que gostariam de ter em um novo funcionário e, depois que os candidatos respondem ao questionário, a ferramenta aponta quem mais se aproxima do perfil desejado. Caso não encontre uma pessoa 100% adequada para a função, o sistema indica quem mais se aproxima e dá dicas sobre o que vai ser necessário para a adaptação do candidato.

 

As avaliações custam R$ 45 por funcionário, mas podem chegar a R$ 21 dependendo do pacote. A ferramenta também pode ser utilizada para autoconhecimento. “Diversas pessoas utilizam o Team Builder para desenvolvimento pessoal e profissional”, conta Moura. O Team Builder está no mercado há aproximadamente 2 anos e, para o final de 2015, a projeção da GO! UP é de que ele atinja a meta de 200 clientes.

 

Sobre a GO! UP

Empresa especializada em softwares para gestão de pessoas com custo acessível. Fundada em 2013 por Paulo Moura, Karina Santos e Carolina Buitrago, com experiência nas áreas de desenvolvimento de software, gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, respectivamente. A ferramenta Team Builder, seu primeiro produto, ajuda a mapear o perfil comportamental de profissionais para encontrar as melhores funções que poderão ser desempenhadas por eles. O objetivo é otimizar processos seletivos e de realocação de equipes, além de funcionar como uma ferramenta de autoconhecimento. www.goupti.com. Tel.: (31) 3236-1416.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?