20/02/2019

RH: “Techs” são promissoras para recolocação de executivos em 2019

Engenharia, Jurídico e Marketing são campos favoráveis para mudar carreira, segundo DNA Outplacement

0
(0)

Engenharia, Jurídico e Marketing são campos favoráveis para mudar carreira, segundo DNA Outplacement

DNA Placement

Com a expectativa de reformas no novo governo, o mercado ganhou novo ânimo e a previsão é que a economia brasileira volte a crescer em 2019. Dados recentes indicam que 97% das empresas devem realizar algum tipo de investimento neste ano, segundo a consultoria Deloitte Touche Tohmatsu. O otimismo também reaquece os RHs, que aceleram seus processos de contratação. O cenário é favorável para quem está em busca de recolocar-se na carreira, com destaque para um setor que vem desabrochando, o das “Techs”, segundo Hugo Liguori, Diretor Regional da DNA Outplacement (www.dnaoutplacement.com/br).

O novo segmento – que abrange diversos setores tradicionais, como Saúde (Healthtechs), Direito (Lawtechs), Educação (Edutechs), Finanças (Fintechs) e RH (HRtechs) – torna-se um terreno interessante para inserção de profissionais de alto cargo já que, aos poucos, deixa a alcunha de startups e passa a competir com grandes players do mercado. “Apesar de inovadoras, elas precisam ter uma base, que vem justamente da experiência de executivos com longos anos de trabalho em empresas consolidadas. Além disso, algumas oferecem cotas de sócio, o que é uma boa oportunidade se ‘explodirem’ e abrirem capital na bolsa, por exemplo”, explica Hugo.

O setor de Seguros está na lista de quem deve contratar novos talentos em 2019 na esteira do crescimento. A área passa agora por uma grande transformação digital com o surgimento das Insurtechs, que prometem desburocratizar processos, trazendo simplicidade, acessibilidade e melhor experiência aos clientes. Refletindo a mudança de hábito dos consumidores, a posição de maior destaque no momento é a de User e Customer Experience.

Além abrir espaço para executivos, gerentes, diretores e outros altos cargos que buscam a recolocação, as HRtechs devem ser as principais aliadas das grandes companhias para encontrar profissionais para cargos mais baixos. “Elas são vantajosas, pois ajudam na contratação dos melhores funcionários oferecendo um trabalho de menor custo e resultados potencialmente bons e rápidos”, completa o diretor da DNA.

Engenharia, Jurídico e Marketing com salários em alta

Outras áreas que devem oferecer mais oportunidades este ano – e com remunerações maiores – são Engenharia, Jurídico e Marketing e Vendas. Para os engenheiros que desejam mudar a direção da carreira, o aumento do volume da produção nas fábricas fez surgir vagas, principalmente em vendas e supply chain (setor estratégico que abrange todo o processo logístico, da matéria-prima ao produto final). Em uma grande companhia, o cargo de Diretor de Supply Chain, por exemplo, deve ter um aumento de 3,9% no salário, enquanto para um Gerente de Compras, a previsão é que eleve 2,1%.

Na área jurídica são os cargos focados no negócio, como contratos, fusões e aquisições que ganham destaque. A remuneração de um Gerente Jurídico deve ter um acréscimo de 5,1%. Já em Marketing, é necessário estar em sintonia com as novas demandas dos consumidores. Os perfis mais visados são de profissionais data-driven, que dominam a análise de todo tipo de dado, e os multitarefas. Um Coordenador de Marketing Digital deve ter aumento de 8,1% em seus ganhos em 2019.

Seja em negócios tradicionais ou nos que já nasceram na era da internet, 2019 é um grande momento para galgar novas posições e impulsionar a carreira. “O ano está repleto de oportunidades para perfis de pessoas também diversos, e as ‘techs’ representam um olhar ao futuro para esses talentos, que vêm de lugares muitas vezes estacionados em técnicas e mentalidades mais conservadoras”, afirma Hugo. Para maiores chances de sucesso no processo de recolocação, vale buscar empresas especializadas e comprometidas, que compreendem as exigências do mercado.

Sobre a DNA Outplacement

Consultoria-boutique voltada a executivos, gerentes e subgerentes em processo de recolocação profissional. Os programas de outplacement são baseados em três pilares: Pragmatismo, Eficácia e Visão de mercado. Foi fundada em 2013, no Chile, por três sócios com experiência como headhunters.Chegou ao Brasil em 2016. www.dnaoutplacement.com/br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?