15/05/2013

Start-up brasileira cria ferramenta online que calcula riscos à saúde

Vitalbox obtém receitas com a geração de estatísticas para empregadores e seguradoras e através de marketing social

0
(0)

Popularizar a saúde preventiva através de uma ferramenta de fácil uso e que diminua os custos crescentes com tratamentos médicos é o propósito da Vitalbox. Utilizando tecnologia desenvolvida por universidades como Duke e Harvard, e protocolos do Ministério da Saúde do Brasil e do U.S. Preventive Services Task Force, o algoritmo da start-up calcula qual o risco individual de doenças cardíacas, vasculares, diabetes e outras enfermidades crônicas não transmissíveis.

 

 

 

A probabilidade de enfermidades é calculada a partir de informações inseridas pelo próprio usuário, como frequência cardíaca, peso, pressão arterial, perfil das atividades físicas e padrão alimentar. Após o preenchimento dos dados, a plataforma gera uma avaliação personalizada de riscos à saúde chamada de Saudômetro, que calcula a chance de desenvolvimento de quadros crônicos e estabelece metas de melhoria.

 

A utilização da Vitalbox pode ser gratuita para o usuário final conforme modelo de contratação. Na primeira modalidade, empresas que desejam associar sua marca à qualidade de vida e bem estar patrocinam o uso de pessoas físicas, que acessam diretamente o site da plataforma (www.vitalbox.com.br).

 

Na segunda, empregadores, seguradoras ou outras entidades que buscam reduzir custos com serviços médicos ou melhorar indicadores de absenteísmo e produtividade, promovem e pagam pela utilização da ferramenta para a população sob sua cobertura. Informações estatísticas, mantendo o sigilo dos dados individuais, são disponibilizadas aos contratantes para que possam fazer simulações e determinar quais ações de prevenção trarão o melhor resultado na sua população. As empresas podem optar por oferecer benefícios, como descontos na mensalidade de seguro, para os participantes que se engajarem no programa.

 

Na terceira opção de utilização, paga-se uma assinatura, onde o valor pago será determinado pelo usuário após utilização do serviço.

 

A Vitalbox foi lançada em Novembro de 2012 após dois anos de desenvolvimento em parceria com a Biosignia e já celebrou contrato de patrocínio com a farmacêutica Boehringer-Ingelheim. A empresa tem como meta atingir 500 mil usuários até o final do ano e avalia propostas de lançamento do serviço em outros países.

 

A integração com laboratórios e hospitais, que atualizará automaticamente o prontuário do usuário com resultados de exames, e a versão mobile já estão em etapa de testes. O investimento inicial de R$ 4,5 milhões foi fundeado pelos sócios fundadores e investidores anjos. A equipe de executivos à frente da start-up é egressa da multinacional de tecnologia SAP.

 

Sobre a Vitalbox:

É uma plataforma de saúde pessoal, desenvolvida em parceria com a Biosignia, empresa norte-americana de ciência e tecnologia que conta com o apoio de universidades como Duke , Cornell e University of Washington. O prontuário eletrônico utilizado foi desenvolvido por Harvard e MIT e é armazenado de forma segura e confidencial. Com a ferramenta, os indivíduos podem fazer análises online de riscos e obter mapas personalizados. O preenchimento dos dados não requer conhecimento especializado. A plataforma Vitalbox não pode, nem deve ser entendida como um diagnóstico médico, ou como um substituto para consultas realizadas por um profissional de medicina, mas sim como uma forma de auxiliar o indivíduo a permanecer mais tempo saudável. http://www.vitalbox.com.br. Telefone: (11) 2495-2013.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?