17/11/2014

Startup: prepare sua empresa para a venda

Soluzione Contábil explica o que fazer para conseguir um bom negócio

0
(0)

Dados do Sebrae-SP mostram que quase um terço das empresas não sobrevive sequer ao primeiro ano. Para fazer aniversário, manter o empreendimento em crescimento e atrair investidores, Altair Alves, contador e sócio-fundador da Soluzione Contábil (www.soluzionecontabil.com.br), dá algumas dicas:

 

1. Estar bem alinhado com os sócios desde o começo

É importante conversar com os sócios sobre as pretensões para a startup desde que ela é criada. “Se, por exemplo, uma possível venda não é debatida e, mais para frente, um quiser vender e o outro não, haverá dificuldades que podem prejudicar o crescimento do negócio”, elucida Altair Alves. Uma ruptura na empresa também pode desvalorizar sua comercialização. “É como casamento: para dar certo tem que haver diálogo”, completa o contador.

 

Soluzione

 

2. Contabilidade em dia

A empresa deve estar em ordem com o fisco, pois ter passivos tributários compromete o valor pelo qual a startup será comercializada – e pode, inclusive, resultar na desistência do comprador. Neste sentido, saber em qual regime tributário o empreendimento se enquadra ajuda a pagar impostos sem ter gastos desnecessários. “Um profissional capacitado e atualizado irá assegurar que a empresa preste contas corretamente da sua atividade”, explica Alves.

 

3. Transparência nas finanças

Para que um futuro comprador ou investidor tenha as dimensões reais da lucratividade da empresa, é necessário deixar as finanças em ordem, com custos, receita e faturamento claros. Também por uma questão de transparência, o empreendedor precisa separar os gastos pessoais daqueles do negócio. Se todos os valores são computados juntos, é difícil saber o que são custos corporativos e quais são particulares. “Não é porque a empresa é pequena que não precisa ter tudo formalizado”, diz o contador.

 

Por conta da alta mortalidade de startups, a Soluzione Contábil adota o conceito de contabilidade empreendedora. Além das funções tradicionais de um contador, ela oferece também serviços de consultoria, auxílio na gestão empresarial e dá até dicas de marketing. “Sabemos que as pequenas e médias empresas não têm como arcar com tantos profissionais diferentes, então decidimos unificar o que achamos mais importante para o crescimento da startup”, conta o sócio-fundador.

 

A Soluzione Contábil atinge mensalmente cerca de 40 mil pessoas por meio das dicas em seu site e do atendimento por telefone. Já são mais de 90 clientes atendidos, entre pequenas empresas e profissionais liberais, e a meta para 2015 é ganhar 20 novos por mês.

 

Sobre a Soluzione Contábil:

Empresa que oferece, além da contabilidade tradicional, serviços de consultoria para a gestão de startups. Com o conceito de contabilidade empreendedora, auxilia empresários a abrirem um negócio, dá dicas de gestão empresarial e ensina o que o empreendedor deve fazer para que a empresa cresça. Por meio de seu site, ajuda mais de 40 mil empreendedores sanando suas dúvidas. Fundada em 2009 por Altair Alves, começou com o novo modelo de negócio há pouco mais de um ano. www.soluzionecontabil.com.br. (11) 5891-1752.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?