11/08/2015

Sustentabilidade: quatro medidas para imprimir menos

Em empresas que trabalham com vasto volume de documentos, é importante implementar políticas que evitem a impressão desnecessária

0
(0)

As taxas de reciclagem no país não melhoraram muito de 2010 para cá, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2014. No caso de papéis, por exemplo, há uma estagnação que já dura anos nesses níveis. Segundo Rodrigo Oliveira, sócio diretor da Toner Ideal (www.tonerideal.com.br), esses dados reforçam a necessidade de empresas adotarem uma política eficiente quanto à impressão de documentos.

 

Toner Ideal

 

No ramo de suprimentos para impressoras desde 2002, Oliveira explica que algumas medidas simples podem melhorar as práticas ecológicas das empresas – além, claro, de gerarem economia. Abaixo, ele destaca quatro delas:

 

1.      Use ferramentas de controle

A tecnologia permite configurar os sistemas de impressão para adotar limites mensais para cada departamento. “O comercial, por exemplo, não necessita imprimir tantas cópias quanto o pessoal que lida com notas fiscais”, explica o sócio da Toner Ideal. Além disso, equipamentos mais modernos requerem uma confirmação do pedido: depois de mandar o documento para a máquina, o funcionário tem que ir até ela e digitar uma senha ou mesmo usar biometria para autorizar a impressão. Essas medidas evitam erros e inibem o uso excessivo do recurso.

 

2.      Priorize documentos digitalizados

Alguns documentos sensíveis devem ser impressos – como os referentes a processos de Recursos Humanos – para atender demandas legais ou por políticas internas. Na maior parte dos casos, porém, uma cópia digital é suficiente. Comprovantes de pagamento, por exemplo, são mantidos nos arquivos virtuais de bancos por décadas. Para empresas que precisam fazer um grande número de cobranças, a dica é incentivar os clientes a priorizarem contas virtuais.

 

3.      Conscientize a equipe

É necessário que todos os funcionários entendam a importância de evitar impressões desnecessárias. Seminários, cursos e treinamentos ajudam a estabelecer diretrizes e orientações sobre o que precisa ou não de uma cópia física. “Há colaboradores mais antigos, por exemplo, que estão acostumados a imprimir tudo para ler, então é preciso conversar”, afirma Oliveira.

 

4.      Reaproveite papel

Às vezes, não dá para evitar a necessidade de ler ou analisar algum documento no formato físico. Nesses casos, deve-se reutilizar a folha e também imprimir no verso, assim como configurar a impressora para utilizar o modo rascunho. “Muitas vezes o papel sai mais caro que a tinta, então isso também implica numa boa economia financeira”, diz Oliveira. Para completar, fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos e implementar políticas de reciclagem de papel garantem um ambiente de trabalho sustentável.

 

Sobre a Toner Ideal

E-commerce especializado em toners para impressão a laser das marcas HP e Lexmark. Criada em junho de 2015 por Rodrigo Oliveira, que tem mais de dez anos de experiência no ramo, a Toner Ideal trabalha com preço abaixo da média do mercado e possibilidade de pagamento em até 12 vezes sem juros, além de frete grátis para grande parte dos produtos. www.tonerideial.com.br. Tel.: (11) 4036-8336.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?