03/12/2013

Tênis: preparo emocional e equipamento para ser um campeão

Entrevista com o treinador Marcelo Meyer aponta caminhos para vencer nesse esporte

0
(0)

Ele treinou Fernando Meligeni, Marcelo Saliola, Odair Santos e Andrea Vieira, só para citar alguns. Começou a jogar tênis com dez anos de idade e, há 40, dá aulas do esporte. Sua experiência já virou livro: “Tênis – Muito mais que um Jogo”. Entrevistamos o ex-jogador e treinador Marcelo Meyer para descobrir o que faz um campeão das quadras. A resposta pode ser resumida em uma palavra: equipamento, tanto físico quanto emocional.

 

Para começar, o material do tenista campeão deve ser profissional. “Quanto melhor o nível do jogador, maior proveito ele tira do equipamento. Um amador tem desempenho parecido com qualquer raquete. Já para aquele mais experiente, é importante usar um modelo praticamente personalizado”, explica Meyer.

 

A escolha da raquete leva em conta muitos fatores, como altura e peso do tenista, estilo de jogo e tempo de treino. Mas o especialista recomenda três marcas de alta performance: Babolat, Wilson e Head. Os modelos custam a partir de R$ 249,90, como a Babolat XS 105 vendida na Pró Spin (www.prospin.com.br), e-commerce de artigos esportivos especializado em tênis.

 

Investir no tênis também significa se preocupar com o tênis, ou seja, com o calçado usado para jogar. “É importante escolher um específico para este esporte, que absorva o impacto das pisadas, caso contrário ocorrem dores no joelhos, tornozelos e na lombar”, orienta o treinador. O modelo BreatheCourt, da Nike – marca referência na área -, é uma das opções para quadras rápidas.

 

Com os equipamentos prontos para entrar em quadra, o jogador também precisa estar. “De novo, quanto mais profissional o tenista, mais importante se torna seu controle emocional”, diz Meyer, que completa: “Os 30 melhores do mundo, tecnicamente e fisicamente, têm quase o mesmo nível. O que realmente os diferencia é a parte psicológica. Há dez ou vinte que jogam tão bem quanto Federer, Nadal e Djokovic, mas na hora da pressão são eles que mantêm esse controle emocional para o desempenho não cair”.

 

Outras habilidades essenciais ao bom jogador de tênis são disciplina e concentração. A primeira serve para dosar treino, descanso, alimentação e diversão, nada em excesso. A segunda característica é necessária para não perder o foco em partidas que às vezes levam quatro, cinco horas para acabar. “Se dispersar um pouco perde o jogo, então o tenista profissional deve ter a habilidade natural de se concentrar por muito tempo”, resume Meyer, que lista muitas vantagens do seu esporte preferido. Mas isso é assunto para outro texto.

 

*Preços pesquisados em 26/11/2013 e sujeitos a alteração.

 

Sobre a Pró Spin:

E-commerce de artigos esportivos das principais marcas, é especializado em equipamentos e vestuário para tênis. Pertence ao grupo PS Esportes e possui troféu Ouro E-Bit. Entrega em todo o Brasil e oferece 30 dias para a troca. www.prospin.com.br. Telefone: (11) 5515-5000.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?