30/01/2018

TI: 5 dicas para identificar e solucionar os principais problemas

Equipe inadequada, falta de monitoramento e mal planejamento estão entre as maiores dificuldades

0
(0)

Vibbra

Grande parte dos projetos de tecnologia da informação apresenta algum tipo de falha, que pode acarretar em lentidão na entrega de serviços e sistemas, falta de agilidade para corrigir incidentes e maior custo operacional. Aproximadamente 7 em cada 10 fracassam, de acordo com Leandro Oliveira, fundador da Vibbra! (www.vibbra.com.br), plataforma que conecta freelancers de TI a empresas com demanda por mão de obra qualificada. O CEO lista os cinco problemas mais recorrentes e dá dicas para resolvê-los:

1.      Falta de planejamento

Sem um escopo bem definido, um projeto pode demorar muito mais do que o estimado e até fracassar. Por conta disso, cada membro da equipe precisa entender exatamente qual é o seu papel e as suas obrigações, enquanto o gestor deve mostrar o caminho a ser percorrido para que o objetivo seja alcançado. Isso facilita o acompanhamento do status diário e, em casos de desvios do planejamento, possibilita a tomada de ações corretivas em tempo de não perder o controle da situação.

2.      Desalinhamento de equipe e tecnologia

É importante identificar quando a performance dos colaboradores da área de TI está baixa. Segundo o criador da Vibbra!, isso fica evidente quando os profissionais demoram muito em uma atividade ou quando é notada a dificuldade de aprendizagem de uma determinada tecnologia. “Um time de alto desempenho precisa de metas definidas e que sejam alinhadas à estratégia da empresa”, explica.

3.      Acompanhamento de etapas

O principal impacto da falta de monitoramento do andamento dos projetos é não ter a visibilidade completa das ferramentas utilizadas durante o processo de gestão. Esta falha pode acarretar em atraso nas entregas, maior custo operacional e falta de qualidade. Com o acompanhamento próximo de cada etapa, fica ainda mais fácil antecipar possíveis falhas que podem acontecer lá na frente.

4.      Dificuldade de comunicação com área de negócios

Frequentemente o criador de uma iniciativa na área não domina o conhecimento técnico necessário para transmitir suas ideias para os profissionais de maneira adequada. Por conta disso, é fundamental ter um analista de negócios e um gerente de projetos que faça a ponte para que a equipe de desenvolvimento entenda o que deve ser feito. “Esta função é essencial na etapa de planejamento para que não se percam os detalhes e nuances de uma concepção inicial”, destaca Oliveira.

5.      Recrutamento de talentos

A contratação de um profissional qualificado demora, normalmente, cerca de três meses, em grande parte pela dificuldade de selecionar candidatos que dominem todas as linguagens e tenham os requisitos técnicos e a experiência que as empresas necessitam. Por conta disso, as equipes de TI constantemente ficam sobrecarregadas e não rendem o que poderiam. Para contornar o gap desse processo, a Vibbra! conecta talentos do segmento às companhias que possuem demandas. “Fazemos um rigoroso processo de seleção por meio de entrevistas técnicas para garantir o alto nível dos freelancers da nossa rede”, informa o CEO da plataforma.

Sobre a Vibbra!

Plataforma que conecta freelancers selecionados de TI a empresas em todo o Brasil. Desenvolvedores, designers e gerentes qualificados trabalham remotamente e complementam as equipes internas ou formam times para projetos pontuais. Os profissionais ganham oportunidades e qualidade de vida, enquanto os contratantes obtêm boa performance e economia de tempo e dinheiro. Criada em 2016 pelo analista de sistemas Leandro Oliveira, a startup recebeu aporte da venture builder SuperJobs em 2017. www.vibbra.com.br

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?