11/04/2016

TI: Grupo Oscar migra para Linux para expandir e economizar R$ 700 mil

Em 2016, 800 computadores devem operar com o Igloo, solução que adapta sistemas para a plataforma open source

0
(0)

O ano de 2016 é de gastar a sola do sapato para o Grupo Oscar. Em franca expansão, a empresa de calçados do interior de São Paulo deve abrir 26 novos pontos de venda. Uma das peças chaves nesse processo é a versão 2.0 do Igloo (www.meuigloo.com.br), solução utilizada para migrar todos os sistemas de gestão e vendas da companhia para o Linux. Só em licenças do Windows, a economia chega a R$ 700 mil.

Igloo

O Grupo Oscar, há mais de 33 anos no mercado, é a maior rede de varejo de calçados do Vale do Paraíba e Alto Tietê, com mais de um milhão de clientes fidelizados em toda a região. A migração faz parte de uma estratégia iniciada no começo dos anos 2000, quando a empresa decidiu trocar os sistemas operacionais de todo seu parque de computadores pelo Ubuntu, plataforma open source e gratuita baseada em Linux. "Na época, fizemos toda a migração internamente, com a própria equipe de TI da empresa", lembra Nei Ribeiro, gerente de TI do Grupo. "Por cerca de dez anos funcionou, mas haviam pequenos problemas recorrentes que não conseguíamos resolver."

Então, em 2012, a empresa conheceu o Igloo por indicação da Canonical, criadora do Ubuntu. Desenvolvida para migrar os sistemas, a solução brasileira foi a ferramenta ideal para aperfeiçoar o uso do Linux pelo Grupo Oscar. "O conhecimento técnico da equipe do Igloo permitiu solucionar todas as dificuldades que tínhamos", diz Ribeiro.

Naquele ano, 300 máquinas da empresa passaram a operar com o suporte do Igloo, número que cresceu para 500 em 2015. Agora, a expectativa é chegar a 800. Graças a esta expansão surgiram novas necessidades, como um aumento de autonomia para os usuários – mudanças que foram efetuadas na versão 2.0 da solução.

Para Ribeiro, além da economia oferecida pelo Linux, o Igloo ainda traz benefícios como estabilidade e produtividade, já que as máquinas contam apenas com os softwares de trabalho. "Também há diversas atualizações necessárias, como compatibilidade com periféricos conectados por porta USB, entre outros", afirma o gerente do Grupo Oscar. "Estamos felizes com a opção pelo Igloo", finaliza.

 

Sobre o Igloo

Solução tecnológica de migração do parque computacional de empresas para o sistema open source Linux. O Igloo foi desenvolvido para atender demandas específicas e é 100% customizável para se adequar às necessidades de companhias de variados segmentos. Além de proporcionar economia ao dispensar licenças de uso, o Igloo oferece maior segurança de sistemas e melhora a produtividade ao transformar os computadores em estações de trabalho exclusivas. Desenvolvido pela F13 Tecnologia em 2010. www.meuigloo.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?