10/12/2013

Toners originais aumentam quatro vezes vida útil da impressora

Suprimento do fabricante tem melhor qualidade e não danifica a máquina

Como diz a máxima popular, às vezes o barato sai caro. No caso de suprimentos para impressoras, responsáveis pela maior parte do gasto com o equipamento, um recurso muito usado em busca de economia é a aquisição de compatíveis, ou a reutilização dos modelos originais, que ganham nova carga. O problema é que tais escolhas envolvem queda da qualidade de impressão, diminuição da vida útil da máquina e até a perda da garantia.

 

Para o uso doméstico as questões apontadas podem ser menos críticas, mas para empresas que contam com impressões em sua rotina, o impacto pode ser grande. Em se tratando de equipamentos a laser, cada fabricante utiliza partículas de toner com características específicas – como formato, tamanho e propriedades magnéticas -, que funcionam perfeitamente nas máquinas para as quais foram projetadas.

 

“Como a tecnologia a laser trabalha basicamente com cargas elétricas, qualquer mudança nas características do suprimento altera a qualidade da imagem, o que ocorre com modelos compatíveis ou reaproveitados”, esclarece Cezar Loureiro, gerente técnico da impressorajato.com (www.impressorajato.com.br), e-commerce do segmento. Quando a impressão do cliente está em jogo não dá para falhar, certo?

 

Além de erros nas cópias impressas, principalmente nas coloridas, insumos não originais também podem causar vazamento do toner, danificando outras peças da máquina. “Toners compatíveis ou recarregados reduzem em até 70% a vida útil dos demais componentes da impressora. Uma unidade de fusão, por exemplo, pode não durar 25 mil impressões, ao passo que ela aguentaria 100 mil se a provisão usada fosse a do fabricante. Comprar outra chega a custar R$ 600, quase o preço de um equipamento novo”, compara Loureiro.

 

Se qualquer dano for causado à impressora devido à reutilização de toners ou ao uso de compatíveis, o aparelho perde sua garantia de fábrica e o consumidor terá que arcar com o conserto ou reposição. Isso, claro, além do ônus de ficar sem o equipamento na empresa enquanto são tomadas as devidas providências para seu funcionamento. Muitos negócios simplesmente não podem se dar ao luxo de ter uma máquina parada, o que impacta diretamente na produtividade.

 

A boa notícia é que o abastecimento da impressora com insumos originais ficou mais barato ao longo dos anos, até porque os fabricantes sabem que mesmo equipamentos de custo reduzido podem deixar de serem adquiridos se o preço de seu consumível for alto. “O investimento no material original é compensado pelas muitas vantagens que ele apresenta e, no fim, o valor se iguala ou fica abaixo do de um similar”, completa Loureiro.

 

Sobre a impressorajato.com:

Há 18 anos no mercado, oferece soluções em cópia e impressão. Possui e-commerce de equipamentos e faz outsourcing para grandes empresas. Também presta serviços de consultoria, assistência técnica e suporte para reposição de peças e suprimentos. www.impressorajato.com.br. Telefone: (21) 2580-1992.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média / 5. Contagem de votos

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!