13/05/2013

Usinas de cana aumentam produtividade com software de simulação

Tecnologia nacional da Pentagro incrementa produção em 2% e geração de energia em até 10%

0
(0)

Em tempos de forte subsídio à gasolina e pressão sobre a rentabilidade, a eficiência do setor sucroenergético está ainda mais no centro das atenções. Adotados por várias empresas, softwares de simulação desenvolvidos com tecnologia nacional contribuem para aumentar a eficiência de usinas.

 

, Usinas de cana aumentam produtividade com software de simulação, Assessoria de Imprensa - Press Works

 

A complexidade do processo de transformação da cana-de-açúcar com suas várias etapas e reciclos exige soluções desenvolvidas especificamente para o segmento. A Pentagro desenvolveu o sistema BdME (oriundo de Balanço de Massa e Energia) que permite ao usineiro prever – com margem de erro menor do que 0,1% – quais os volumes produzidos de açúcar, etanol e energia elétrica, baseado em parâmetros como especificação da matéria-prima e configurações dos equipamentos. Tal previsibilidade permite balanceamentos prévios para adequação do mix de produção e otimização do consumo de energia e capacidade produtiva.

 

O BdME é utilizado em mais de 40 usinas no Brasil pertencentes aos grupos Raízen, Odebrecht Bioenergia, São Martinho, Guarani e Petrobrás Biocombustível. Em campo, o sistema provou ter impactos relevantes. A produção de açúcar e etanol apresentou incremento em torno de 2% e a produção de energia elétrica a partir do bagaço, ganhos de 5-10%. O mix de produção é maximizado entre 4-6%. Todos os dados são relatados pelos próprios clientes a partir de cenários reais.

 

“A ferramenta traz uma cultura de medição de indicadores e variáveis do processo produtivo, que estabelece benchmarks para melhoria de processos” afirma André Lins, cofundador da Pentagro.

 

A plataforma de simulação, inicialmente concebida dentro do Centro Tecnológico Canavieiro (CTC), utiliza-se da mais alta tecnologia, baseada em modelos matemáticos e técnicas de simulação sequencial. O tempo médio de implantação é de 20 dias, e inclui o mapeamento das especificações de cada parque produtivo, testes e treinamento de funcionários.

 

Sobre a Pentagro:

É uma empresa nacional especialista em soluções de simulação e otimização para a indústria de processos. O modelo de negócio da Pentagro está baseado na entrega de soluções que garantam a previsibilidade nos resultados e a maximização do desempenho de seus clientes. Seus executivos são engenheiros formados na USP – São Carlos. Telefone: (16) 3351-0203 ou 3412-9531. www.pentagro.com.br.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 0 / 5. Contagem de votos 0

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?