25/11/2013

Varejo precisa se adaptar à tendência do showrooming

Consumidores experimentam produtos em lojas físicas, mas compram pela internet

Shoppings lotados, comércios abarrotados. É um cenário comum, mas cada vez menos indica que os consumidores estão gastando no local. Isso devido ao showrooming, que é o comportamento – cada vez mais comum – de experimentar produtos em lojas físicas, mas só efetivar a compra pela internet. Segundo pesquisa do IBOPE, o e-commerce é utilizado por mais de 80% dos internautas brasileiros e, destes, 31% fazem compras pela web mais de uma vez por mês.

 

O showrooming mistura vantagens das compras feitas virtual e pessoalmente. Provar o produto e conhecer suas características, vantagens da segunda forma de aquisição, se associam aos preços competitivos e à comodidade do mercado online. “Muitos dos nossos clientes adquirem fragrâncias conhecidas, que já usam ou tiveram a oportunidade de experimentar, mas concretizam a compra virtualmente porque é mais rápido e barato”, fala Talita Gabriel, da A a Z Perfumes (www.aazperfumes.com.br), e-commerce de grifes do segmento há 12 anos no mercado.

 

Varejistas que possuem tanto comércio eletrônico quanto em pontos de vendas devem integrar essas duas modalidades para lidar com o showrooming. É preciso arcar com o custo operacional de uma loja física para atender a clientes que realizarão suas compras online. Além disso, os preços devem ser competitivos para que a aquisição não seja feita no concorrente.

 

A Costa Rica Colchões (www.colchaocostarica.com.br) possui nove estabelecimentos no Rio de Janeiro, que também funcionam como chamarizes para sua loja virtual. Esta se consagrou como o maior e-commerce especializado no segmento, atendendo a quase todo o Brasil. “Uma grande parte de nossos clientes vem até os pontos de venda, deitam nos colchões e testam diversas marcas. Depois disso, vão ao nosso site e concretizam a compra nele, recebendo o produto em casa após alguns dias”, conta Luiz Pai, diretor da Costa Rica Colchões.

 

Sobre a Aa Z Perfumes:

E-commerce de perfumes e cosméticos de grife que entrega em todo o Brasil de forma rápida e segura. Está há 12 anos no mercado e faz parcelamentos em até 18 vezes. www.aazperfumes.com.br. Telefone: (11) 5070-5660.

 

Sobre a Colchões Costa Rica:

Fundada em 1989, é a maior loja especializada na venda de colchões pela internet – uma das principais revendedoras da marca Ortobom -, além de trabalhar com a venda de móveis. Atende a quase todo o território nacional pelo e-commerce e possui também nove lojas físicas no Rio de Janeiro, oferecendo seus produtos para atacado e varejo. www.colchaocostarica.com.br. Telefone: (21) 3936-7015.

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