29/05/2019

Viagem: Tour gastronômico pela Itália revela verdadeira culinária local

Falcor Travels une curso ministrado por chefs nativos com imersão na cultura italiana em Roma, Lazio e Abruzzo

5
(2)
Viagem: Tour gastronômico pela Itália revela verdadeira culinária local

A culinária italiana é uma das queridinhas no Brasil, mas vai além do molho de tomate e das massas. Delícias como Fiori di Zucca, Spaghetti alla Carbonara e Crostata alla Ricotta são alguns dos pratos típicos cujas receitas e truques são guardados pelos chefs locais. Para desvendar os mistérios, a Falcor Travels (www.falcortravels.com/curso-culinaria-italiana-tour) oferece aos brasileiros a chance de aprender e cozinhar a la MasterChef, com especialistas da Itália em uma vivência in loco, que une a cultura e a história de cada região.

Cozinheiros, apaixonados por comida, bons de garfo e até mesmo turistas que buscam uma experiência diferente podem participar da sétima edição do curso “Culinária Italiana de A a Z”, que tem o apoio da associação italiana Italia Multiculturale. “Os alunos fazem um intercâmbio gastronômico, com imersão no contexto histórico de lugares que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial e deram origem à civilização moderna. Eles aprendem a cozinhar com chefs especializados, além de degustarem pratos não conhecidos no Brasil”, diz Ercília Marques, fundadora da Falcor.

Fazer o tão elaborado Fiori di Zucca, aperitivo popular a base de flor de abobrinha, mozzarela e alici, se tornará tarefa fácil para os cozinheiros depois de conhecerem desde a oliveira que fornece o azeite para finalizar o prato, até o local de produção do queijo que dá o toque especial à refeição. Os turistas também aprimorarão as técnicas para o cozimento da clássica lasanha, com os tomates recém-colhidos que dão origem a um molho digno do “Fare la scarpetta”, ato tradicional de “limpar” o prato com um pedaço de pão. Alimentos que são patrimônio cultural e gastronômico de Roma, como a famosa Carbonara, Cacio e Pepe e La Amatriciana também estão inclusos para degustação.

Os alunos desfrutam de almoços em localidades próximas a monumentos como a Villa Adriana em Tivoli, onde o imperador Adriano recebia seus convidados egípcios em sua casa de veraneio no século II, e Roviano na região de Lácio, local povoado por hebreus na antiguidade onde a manufatura das massas e presuntos acontece. Museus tradicionais como o Coliseu e os Fóruns Imperiais também estão inseridos no pacote oferecido pela Falcor Travels.

Além da capital, vilarejos do período Neolítico como Monticelio e a região de Abruzzo fazem parte do itinerário proposto. “Exploramos desde pontos turísticos mais conhecidos como a Fontana di Trevi até lugares não tão famosos, mas com uma memória e autenticidade tão rica quanto”, afirma a fundadora.

O contato com a história e a técnica dos nativos gera frutos para brasileiros ao retornarem. “Após a experiência que oferecemos, os participantes voltam para o Brasil com uma carga cultural maior do que qualquer outra viagem para Itália. E alguns decidem abrir o seu próprio negócio e investir na culinária típica e diferenciada que tiveram acesso”, comenta Ercília.

O curso tem carga horária de 20 horas e acontecerá no período de 7 a 14 de setembro. Está incluso no pacote todo o trajeto terrestre, transfer, estadia, refeições e os ingressos para os museus previstos.

Sobre a Falcor Travels 

Agência de viagens nacionais e internacionais que oferece intercâmbios, passagens aéreas, cursos diferenciados e hospedagens. Criada há mais de 10 anos, possui escritórios nas cidades de Ipojuca e Roma www.falcortravels.com.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 2

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?