13/05/2013

Vitalbox reduz sinistralidade através de análise preditiva de riscos à saúde

Plataforma coleta dados de usuários, traça mapa de riscos e estabelece objetivos para mudança de hábitos

5
(1)

Imagine que um usuário, ao receber um exame de sangue, tenha a opção de apertar um botão e entender como a evolução de sua de taxa de colesterol alterou sua probabilidade de doenças cardíacas. Ainda, preocupado com o resultado, tal indivíduo estabelece metas de redução de peso e atividade física que são monitoradas por e-mail, recebe regularmente dicas de hábitos saudáveis e é lembrado quando o teste laboratorial deve ser repetido. Este sonho para os entusiastas da medicina preventiva já existe e foi desenvolvido pela start-up brasileira Vitalbox.

 

Utilizando tecnologia desenvolvida por universidades como Duke e Harvard, e protocolos do Ministério da Saúde do Brasil e do U.S. Preventive Services Task Force, a plataforma Vitalbox calcula qual o risco individual de doenças cardíacas, vasculares, diabetes e outras enfermidades crônicas não transmissíveis, a partir de informações como frequência cardíaca, peso, dados sanguíneos, pressão arterial, perfil das atividades físicas e padrão alimentar.

 

 

 

 

Após a coleta de dados, a plataforma gera uma avaliação personalizada de riscos à saúde chamada de Saudômetro, que calcula a chance de desenvolvimento de quadros crônicos e propõe ações para redução de riscos. O usuário poderá se comparar com outras pessoas de mesma idade e sexo, fazer simulações com seu perfil e avaliar impactos de suas escolhas na própria saúde, além de definir metas de melhoria, que são acompanhadas pela ferramenta através de e-mails, e premiação com “troféus” quando os desafios forem atingidos. Tal abordagem coloca o próprio usuário no papel de agente da mudança de seus hábitos, passo fundamental para uma revolução na saúde.

 

A ferramenta é utilizada por seguradoras na busca de redução de sinistralidade. Informações estatísticas, mantendo o sigilo dos dados individuais, são disponibilizadas aos gestores de carteira para que possam fazer simulações e determinar quais ações de prevenção trarão o melhor resultado na sua população. As empresas podem optar por oferecer benefícios ou incentivos para os participantes que se engajarem no programa.

 

“Um dos pontos fundamentais da nossa oferta é o sigilo das informações. Achamos legítimo que seguradoras queiram ter acesso aos perfis individuais, desde que este acesso seja consentido pelo próprio usuário. Por outro lado, estatísticas consolidadas não representam nenhuma ameaça à privacidade e são adequadas para definição de diretrizes de prevenção e redução de custos” afirma Carlos Bassi, cofundador da Vitalbox.

 

Novas abordagens para a saúde preventiva que alavancam tecnologias de fácil uso, como internet e smartphones, estão no radar das seguradoras. A recente parceria anunciada entre SulAmérica e Healthways demonstra uma nova estratégia para redução de custos, passível de replicação por outros gestores de risco.

 

“A ANS, ao estabelecer as metas de desconto com base em programas de prevenção, estabeleceu condições similares àquelas ocorridas na indústria de seguros, que se viram forçadas a dar descontos maiores para as mulheres, pelo menor risco. A Vitalbox aposta que isto vai ocorrer no mercado de saúde e, de fato, as conversas em curso com seguradoras e operadoras de benefícios mostram que este movimento está prestes a acontecer” afirma Carlos Gomes, cofundador da empresa.

 

A Vitalbox foi lançada em novembro de 2012 e está disponível pelo site www.vitalbox.com.br; já se trabalha na versão mobile e na integração com laboratórios e hospitais.

 

Sobre a Vitalbox:

É uma start-up brasileira que oferece uma plataforma de saúde pessoal, desenvolvida em parceria com a Biosignia, empresa norte-americana de ciência e tecnologia que conta com o apoio de universidades como Duke University, Cornell University e University of Washington. O prontuário eletrônico utilizado foi desenvolvido por Harvard e MIT. Com a ferramenta, os indivíduos podem fazer análises online de riscos e obter mapas personalizados de saúde. O preenchimento dos dados não requer conhecimentos médicos. A plataforma Vitalbox não pode nem deve ser entendida como um diagnóstico médico, ou como um substituto para consultas realizadas por um profissional médico, mas sim como uma forma de auxiliar o indivíduo a permanecer mais tempo saudável. http://www.vitalbox.com.br. Telefone: (11) 2495-2013.

Gostou deste post?

Clique na estrela para avaliá-lo

Avaliação média 5 / 5. Contagem de votos 1

Sem avaliações seja o primeiro!

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?